7 dicas para escolher um hostel
Hospedar-se em hostel –ou albergue– tem sido cada vez mais comum entre viajantes de todas as idades, mas principalmente entre os jovens, visto que buscam hospedagem econômica e que possibilite conhecer pessoas e culturas do mundo todo.
Porém, por ser um modelo de hospedagem mais em conta e, muitas vezes, também administrado por jovens é preciso escolher com cuidado para não cair em uma roubada. A principal característica do hostel é que você dividirá um quarto com mais 4, 5 ou até 10 pessoas. Há opções de quarto individual ou duplo, mas é bem raro. Já o banheiro costuma ser comunitário, assim como a sala, cozinha e ambientes de lazer. Você basicamente paga pela cama, e para as refeições você compra o alimento e prepara.
Para que você faça uma boa escolha e tenha a melhor experiência possível ao se hospedar em um hostel, trazemos aqui algumas dicas para te ajudar!
- 3 destinos imperdíveis perto de Brasília e nenhum é a Chapada dos Veadeiros
- Sarcopenia em idosos: exercícios que promovem saúde e autonomia
- TAAG oferece bagagem extra gratuita; saiba mais
- Por que, segundo estudo, este tipo de alimento aumenta o risco de ataque cardíaco?
Horário
É comum que muitos hostels de todo o mundo tenham o “toque de recolher”, ou seja, a hospedagem fica aberta até um determinado horário e se você chegar depois não poderá entrar, somente no dia seguinte. Isso acontece por ser um modelo de hospedagem econômico, sem recursos para bancar equipe de recepção por 24 horas. Se você vai chegar em um horário bom e não pretende sair para baladas até altas horas, isso pode não ser um problema para você.
Mas se seu voo chega de madrugada e você sai sem hora para voltar, fuja de hostels com essa política.
Toalha e roupa de cama
Alguns hostels, geralmente os mais baratos, não fornecem nem roupa de cama e nem toalha a seus hóspedes. Fique atento a isso, pois são itens pesados de se levar na mala.
Você gosta de muita gente?
Como dissemos ali no começo, alguns hostels possuem quartos para até 16 pessoas. Se você gosta da “galera” vá com tudo. Mas se você não gosta de TANTA gente, atente-se a esse detalhe. É comum também os hostels promoverem eventos para socialização dos hóspedes, como pub crawl, dia de gringos e outros.
Prefira os que têm armários privados
Por melhor e mais confiante que seja o hostel, não dá para confiar em todo mundo que dormirá em seu quarto. Como viajamos com dinheiro e documentos importantes, dá um certo receio deixar tudo “disponível” no quarto.
Então procure os hostel que tenham armários individuais, onde você possa guardar seus bens mais importantes. Não se esqueça do cadeado.
Cuidado ao escolher o quarto
O mais comum é que os hostels disponibilizem dois tipos de quartos: Mistos e só feminino. Alguns ainda têm quartos só masculinos ou privativos, mas é bem mais difícil de encontrar.
Na hora da reserva, atente-se a esse detalhe.
Continue lendo outras dicas direto no Blog Ludevie.