7 formas de trabalhar viajando
Ter um trabalho comum e viajar apenas nos finais de semana, feriados e férias pode não ser o ideal para muitas pessoas. Por outro lado, trabalhar até juntar uma quantia que considere razoável para poder viajar pode demandar muito tempo. Então como fazer para suprir a vontade de viajar com a necessidade de levar uma grana?
Trabalhar viajando é uma boa alternativa e dentre as diversas opções, o blog de viagens Instinto Viajante lista sete formas de trabalhar enquanto viaja. Veja a ideal para você e pé na estrada!
7 – Vender artesanatos
- Só na Black Friday! Compre a Smart TV Philco 4K de 58 polegadas com 52% OFF!
- Viaje pelo Nordeste: 5 lugares que parecem de cinema e nem todo mundo conhece
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- Black Friday: Hotéis e resorts oferecem descontos de até 60%
O clássico dos clássicos. Praticado a muito tempo pelos hippies na estrada, vender artesanatos, pulseiras ou qualquer trabalho manual que você saiba fazer é sempre uma forma simples de trabalhar viajando com insumos baixo investimento e que dá retorno para manter você viajando.
6 – Trabalhar de garçom
Outra opção bastante conhecida e utilizada por mochileiros é o trabalho como garçom/garçonete ou barmen/bargirl em bares, restaurantes e hostels. O salário fixo não costuma ser alto, mas as gorjetas podem render um bom dinheiro para manter sua viagem e é possível trabalhar viajando, apenas com pequenas pausas nas cidades.
5 – Vender coisas de comer
Foto: sp8.fotolog.com[/img]
Assim como o artesanato, fazer tranças ou dreadlocks podem render um bom dinheiro. É uma forma de trabalhar viajando sem precisar investir nada mais que seu tempo, além de poder ser feito em qualquer lugar. É também uma certeza de conhecer diversas pessoas e ainda fazer uma grana pra custear a trip. Cidades de praias ou destinos de ecoturismo costumam ser bem receptivos para esse tipo de trabalho.
3 – Escrever artigos para sites de redatores
Este configura uma forma de trabalhar viajando mais elaborada, mas que também funciona. Há sites de redatores que pagam para você escrever conteúdos que serão repassados para blogs. Seu texto não levará seu nome e uma vez vendido pertencerá ao site. Mas na maioria dos sites existe uma graduação que, conforme você sobe de nível, o valor dos seus artigos ficam mais altos. Com o tempo você não precisará despender escrevendo tantas horas para poder trabalhar viajando, um tipo de trabalho a distância que pode ser feito de qualquer parte do mundo, basta estar conectado à internet.
Entenda que pode haver um delay entre o tempo escrito e o recebimento do pagamento, informe-se no site utilizado. Sites de redatores: Escrever.com, Textmaster, Feela.com.br, etc (utilizava o escrever.com e funciona).
2 – Tocar instrumentos musicais
Considero que essa é uma das melhores e mais fáceis formas de trabalhar viajando e ganhar um bom dinheiro. Além de estar fazendo algo que gosta e se aperfeiçoando, o músico ganha pra isso. Deixe seu ego de lado, se isso for um problema para você, e vá ser feliz nas ruas. Garanto que irá angariar uma boa grana para sua trip e também fazer amigos. Opte por praças, bares, restaurantes, trens e metrôs. Mas informe-se se não há proibições quanto a isso na cidade que estiver.
1 – Vender fotografias
Pros que, assim como eu, não tem o lado artesão bem desenvolvido, mas tem como hobbie a fotografia e uma boa máquina em mãos, saiba que isso pode sim ser um trabalho e financiar sua viagem. Fotos boas, mesmo que não sejam profissionais, vendem! Tente imprimir algumas para vender em pontos turísticos ou áreas de grande circulação de turistas na cidade que estiver. Ou, para minimizar os riscos, mostre a foto digital e imprima sob demanda. Você pode definir valores ou deixar que o cliente diga quanto ele acha que vale.
Curta Instinto Viajante no Facebook e fique por dentro de mais dicas e do dia a dia de uma viagem sem grana pela América do Sul.