A rota do vinho no Arizona

Verde Valley Wine Trail foi criado para que os visitantes possam explorar essas joias escondidas de forma mais fácil

Verde Valley, na parte central do Estado do Arizona, nos EUA, é uma área cheia de atividades e entretenimento para todos os gostos e bolsos. A região é conhecida como um destino para ser aproveitado ao ar livre, mas concentra também lugares remotos e silenciosos.

Um de seus atrativos mais conhecidos são as belas vinícolas . É possível passar um dia visitando as adegas e apreciando seus deliciosos vinhos, em uma região repleta de rochas vermelhas e cânions exuberantes, que acrescentam um toque requintado ao passeio.

É uma forma de descobrir um novo mundo de vinhedos, adegas e salas de degustação, começando por vinícolas-boutiques em Oak Creek e rio Verde e compartilhando a paixão dos enólogos e suas famílias, que escolheram o local, não só pela beleza do Verde Valley, como pelo solo vulcânico e um microclima que só revela o melhor das uvas.

Rota do vinho

O passeio Verde Valley Wine Trail (Rota do Vinho de Verde Valley, na tradução livre) foi criado justamente para que os visitantes pudessem explorar essas joias escondidas de forma mais fácil. Inclui quatro vinícolas e salas de degustação.

Desde 2000, cinco novas vinícolas surgiram nas comunidades próximas, e são responsáveis por produzir vinhos tintos e brancos artesanais, de produção limitada.

Diante de tanta qualidade, os vinhos já foram premiados nos Estados Unidos e receberam ótimas críticas de especialistas. Além dessas mais recentes, há muitas outras vinícolas na região. Uma das adegas, localizada em Jerome, tem a disposição dos visitantes pátios para degustação e pequenas porções de aperitivos.

Em Sedona, uma das primeiras vinícolas é a Echo Canyon Winery, originalmente uma fazenda que cultivava frutas e vegetais para campos de mineração em Jerome.

Na estrada Page Springs, há três outras vinícolas –Page Springs Cellars, Oak Creek Vineyards e Javelina Leap–, que produzem todo tipo de vinho. É possível experimentar a bebida.

Já a Alcantara Vineyards oferece aos visitantes uma vista esplendorosa na sala de degustação, do rio Verde e do famoso Oak Creek.

Acredita-se que o primeiro enólogo da região foi Heinrich (Henry) Schuerman. Em 1884, ele comprou alguns pedaços de terras por US$ 500 e aproveitou uma vala de irrigação construída por índios para irrigar um pomar e a plantação. O negócio cresceu e sofreu diversas mudanças ao longo do tempo.

O lugar irá abrigar a comunidade Bella Terra, que concentrará pomares e vinícolas e incentivará moradores a participar do processo de produção de vinhos e geleias.