A única barreira entre você um novo idioma

30/08/2015 14:47 / Atualizado em 06/05/2020 23:43

 
 

Filipe Moreira, semanalmente compartilha dicas sobre idiomas, viagens e imigração canadense em seu Canal Cidadão do Mundo no YouTube, hoje vem ao Catraca para mostrar uma verdade que poucos querem ver na saga do aprendizado de uma língua estrangeira.

Aperte o cinto e confira esta matéria polêmica!

Hoje em dia existem tantas maneiras de se aprender um novo idioma, que até eu mesmo que já me acostumei a estudar novas línguas fico surpreso! Os mais diversos idiomas hoje estão ao fácil acesso de praticamente todas as pessoas, e o melhor de tudo: sem qualquer custo.

Facilidade ou Empecilho?

Isso, por outro lado, gera um problema muito sério para as pessoas que almejam aprender um novo idioma que é muito mais uma questão psicológica do que um problema real. Quando pagamos por algo e despendemos do nosso dinheiro para “ter” algo, tendemos à dar maior atenção e valor, e o mesmo ocorre para o aprendizado de idiomas. A quantidade de ferramentas gratuitas no aprendizado de uma nova lingua é enorme, mas a quantidade de pessoas utilizando-as é ainda muito pequena. Comumente escuto o discurso de que “é melhor fazer o curso naquela tal escola de renome”, como se fazer o curso na escola de renome fosse um toque mágico rumo a fluência de um novo idioma.

Frustração no aprendizado de idiomas “é mato”!

Acabamos por ver uma grande quantidade de pessoas realmente se frustrando ao tentar aprender uma nova língua, gastando seu precioso tempo e dinheiro, e desistindo alguns poucos semestres depois sem um resultado sólido no aprendizado do novo idioma. E infelizmente, mesmo passando pessoalmente por cenários como este, poucos percebem o que está muito evidente e diante de suas faces: a única coisa que ainda faz com que as pessoas permaneçam não rompendo a barreira de aprender um novo idioma são elas mesmas!

Eu já fui professor particular de idiomas, e por mais que eu sugerisse aos meus alunos que persistissem diariamente em seus estudos, pois é a constância que leva à fluência, a grande maioria deles permanecia me pedindo para avaliar minha agenda para terem ainda mais horas de aulas por semana, como se isto sozinho fosse levar à conquista da fluência. Isso acabava no fim das contas sendo mais um esforço pessoal meu de preparar e dar ainda mais aulas do que dos alunos em se dedicar para aprender. É esta a razão que faz com que muitos alunos saiam de um curso de línguas frustrados, falando mal da escola, do professor, do método e de tudo o que se pode imaginar. Existem sim escolas, professores e métodos ruins, mas normalmente, o que mais existem são alunos ruins.

Então qual a chave pra aprender um novo idioma?

Aprender um idioma é semelhante à aprender tudo o que desejamos na vida, como, por exemplo, um instrumento musical. Se você não tiver constância na prática e no estudo, você vai demorar muito para chegar ao seu objetivo e ficará sempre tocando apenas algumas notas musicais. Considere fazer uma experiência pessoal e se dedicar diariamente a estudar o idioma no qual você tem interesse. Com este intuito iniciei um desafio de estudos para que em 6 meses você possa ir o mais longe que conseguir no aprendizado de um novo idioma exercitando a constância e sua dedicação. Confira como participar deste desafio no vídeo abaixo:

Aprender um novo idioma demanda esforço, mas só depende de você, então faça este desafio pessoal de se dedicar todos os dias, por pelo menos 6 meses no aprendizado de um nova idioma.

você felizmente descobrirá que não precisa gastar tanto dinheiro assim para aprender um novo idioma com métodos mirabolantes. você só precisa de dedicação e constância.