Americano de 95 anos faz loopings em monomotor

Pilotar um avião é como andar de bicicleta: a gente nunca esquece. Ao menos é o que acha Peter Weber Jr., um americano de 95 anos que foi reconhecido pelo “Guinness Book” neste mês como o piloto em atividade mais velho do mundo.

Peter Weber Jr. e o monomotor em que deu loopings

Duas vezes por mês, ele dá suas voltinhas aéreas. No final de março, fez um voo rápido, mas importante. Foram apenas 20 minutos e três loopings em torno de um campo de pouso na Califórnia em um monomotor, para comprovar para uma mídia curiosa e para o pessoal do “Guinness” que vale a pena criar uma nova categoria de recordes só para ele.

O título de piloto mais velho de todos os tempos cabe a Cole Kugel, que voou pela última vez aos 105 anos. Weber Jr. foi classificado como o piloto mais velho do mundo ainda licenciado.

“Eu me sinto ótimo”, disse o veterano da Força Aérea dos EUA após desembarcar de um Diamond DA20 alugado, segundo o jornal local “The Sacramento Bee”. “Foi um vôo curto, mas cumpriu todos os requisitos [para o “Guinness Book”].”

Peter Weber Jr. a bordo do Diamond DA20, antes de decolar para ser reconhecido como o piloto em atividade mais velho do mundo

“Se alguém me passar, eu vou chamá-lo e parabenizá-lo”, disse ele sobre possíveis concorrentes.

Weber Jr. tem 72 anos como piloto, acumula cerca de 10 mil horas de voo e já conduziu 37 modelos de aeronaves em sua carreira, que começou na unidade de engenheiros de combate do Exército americano. Após o bombardeio japonês em Pearl Harbor, na Segunda Guerra Mundial, ele se tornou cadete de aviação.

Em 1970, aposentou-se como tenente-coronel da Força Aérea e, desde então, tem voado apenas para se divertir. “Eu gosto de voar”, disse ele. “Eu voo, pelo menos, duas vezes por mês. Eu gosto de observar e chamar quem quiser passear para dar uma volta.”

O segredo para a longevidade, diz ele, é seu bom estado de saúde e a acuidade mental, tudo fruto da alimentação. “Minha mulher é uma ótima cozinheira!”