Aos 89 anos, autora de ‘O Sol é para Todos’ lança novo romance
Cinquenta de cinco anos depois do best-seller “O Sol é para Todos” _ um livro emblemático sobre racismo e injustiça que vendeu 40 milhões de cópias _, Harper Lee, aos 89 anos, rompeu o silêncio literário nesta semana para um dos lançamentos mais esperados do ano: “Go Set a Watchman”, que deve chegar ao Brasil em outubro.
O novo romance, segundo o “El Pais”, revela uma escritora “mais realista, política, combativa, direta, contundente, feminista, ousada e arriscada” do que à da época em que estreou na literatura, aos 34 anos. Leia aqui a íntegra do primeiro capítulo em espanhol.
A temática é a mesma nos dois livros: a segregação racial e os direitos civis. Mudam o cenário político e social: “Go Set a Watchman” acontece nos Estados Unidos dos anos 50, “alvoroçado com protestos e reivindicações enquanto o país tenta se reinventar”; “O Sol é para Todos”, nos anos 30, “com os mesmos problemas e preocupações, mas mais incipientes”. Os dois protagonistas do original aparecem mais velhos: Jean Louise Finch, o Scout, tem 26 anos; e Atticus, seu pai, 70.
Segundo a imprensa norte-americana, Harper Lee _ que vive em uma casa de repouso na cidade de Monroeville, no Alabama _ está com a saúde debilitada e não fará viagens para promover o lançamento, tampouco sessões de autógrafos.