Aposentado descobre tesouros de família 70 anos depois

Depois da Segunda Guerra Mundial, as famílias alemãs tiveram de deixar a Checoslováquia, incluindo a de Rudi Schlattner. Antes de partirem, deixaram alguns tesouros escondidos no teto da casa em que moravam, que foram encontrados por ele neste mês.

O aposentado Rudi, que hoje tem mais de 80 anos de idade, bateu nos painéis de madeira, até que uma cordinha caiu. Quando ele a puxou, apareceu uma série de prateleiras, preenchidas com as posses perdidas.

Rudi Schlattner, no local onde encontrou os pertences da família
Créditos: Europics / Jiri Preclik
Rudi Schlattner, no local onde encontrou os pertences da família

No esconderijo havia esquis, chapéus, jornais e quadros, além de guarda-chuvas, meias e livros. De acordo com os historiadores que avaliaram o material, tudo está em boas condições.

Segundo Rudi, a família pensava que as prateleiras haviam sido descobertas porque a casa passara por reforma. Mas o pai dele fez um bom trabalho, e nada foi encontrado.

Os pertences vão para o museu da cidade de Usti nad Laben, já que os checos determinaram que todas as posses de alemães deixadas para trás pertencem ao governo. A casa é hoje usada como jardim de infância.

Rudi afirma que não tem ressentimento sobre o material não ficar com ele e que poderá ajudar na identificação dos objetos, ainda que sua saúde já não esteja mais perfeita.

Em parceria com qsocial