As belezas da Cidade do México

Olá galera do Catraca, me chamo Evelyn e gostaria de compartilhar com vocês esse artigo que escrevi no meu blog Comer, Viajar e Cozinhar. Espero que vocês curtam e venham conhecer essa cidade incrível.

No final desse mês completará 1 ano e 3 meses que estou morando no México, mais precisamente na Cidade do México no Distrito Federal (DF), um lugar que me acolheu de braços abertos e no qual me sinto muito feliz. Vim para cá com a expectativa baixa, pois muitas pessoas me disseram que era muito perigoso e feio. Me surpreendi quando cheguei, a cidade é muito bonita, tem muita coisa para conhecer, cidades lindas no interior para visitar e o povo é muito caloroso. Como toda grande cidade tem seus defeitos e problemas, mas nada que tire minha vontade de viver aqui. Muitos bairros estão passando por reformas e a cidade está ficando cada vez melhor. Fiquei admirada com a quantidade de árvores que tem em toda cidade e o número de pontos turísticos que tem para conhecer, ainda nem conheci todos eles, rsrs.

Castillo Chapultepec: esse lindo castelo está localizado na avenida Paseo de la Reforma e conta com um acervo magnífico. Além do castelo é possível visitar todo o parque e dar amendoim para os esquilos, visitar o zoológico e andar de pedalinho no lago. Esse lugar é o pulmão da cidade, simplesmente maravilhoso.

Museu Frida Kahlo: é incrível poder conhecer a casa onde Frida Kahlo passou grande parte de sua vida e descobriu seu dom para pintura. Aqui podemos ver os objetos pessoais e grande parte do trabalho da artista. O museu está localizado no bairro Coyoacán que também vale a pena conhecer, por suas grandes praças, mercadão, cantinas, lojas, sorveterias e casas de churros.

Museu Nacional de Antropologia: está localizado ao lado do Castillo Chapultepec e é possível fazer os dois passeios no mesmo dia. Esse museu é considerado um dos melhores do mundo, porque tem um acervo gigantesco que retrata muito bem toda a história do país. Nenhum turista pode deixar a cidade sem conhecer esse museu.

Museu Soumaya: esse museu pertence ao mexicano Carlos Slim e conta com o maior acervo de obras do Auguste Rodin. Tem algumas peças do Salvador Dali e outros artistas famosos. A entrada é gratuita e vale a pena conhecer.

Centro histórico: o centro histórico, chamado de “Zócalo” pelos mexicanos, é como o centro de São Paulo, porém mais conservado. Está sempre cheio de gente, mas quase não se vê lixo no chão. Aqui é possível conhecer a catedral da cidade, o palácio nacional, o primeiro correio da cidade, lojas de todos os tipos e restaurantes.

Acuario Inbursa: esse aquário está ao lado do Museo Soumaya, é possível visitar os dois no mesmo dia. O aquário conta com 5 pisos e tem muita variedade de peixes, arraias, tubarões, pinguins e muitos outros tipos de atrações.

Xochimilco: fica em um bairro afastado, mas vale a pena conhecer. Aqui tem um lago muito grande onde se pode fazer passeio com um tipo de barco, que aqui se chama “trajinera”, o passeio pode ser de 1 ou mais horas e se cobra pelo tempo. No barco tem uma mesa grande e bancos, então é possível levar algo para beber e comer. Também é possível pagar para o barco de mariachis parar perto do seu barco para tocar música. É um passeio agradável e durante o final de semana é cheio.

San Ángel: esse é um dos meus bairros preferidos, tem um estilo colonial e é super charmoso. A maioria das casas tem primaveras por todo o muro e as ruas ficam super coloridas com essas flores. Todo sábado tem uma feira bem grande de artesanato e é muito gostoso caminhar por toda região. Aqui tem dois restaurantes que adoro o Bistrô 83 e o D’kirico, ótimos para um café da manhã ou almoço.

Palácio de Bellas Artes: essa linda construção é cenário para grandes apresentações de dança. Aqui assisti o balé folclórico do México e fiquei encantada. Fica ao lado da praça principal do centro histórico, no mesmo dia é possível fazer um passeio caminhando por toda essa região.

Basílica de Guadalupe: o santuário de Guadalupe é muito parecido com o nosso santuário de Aparecida. Tem a igreja velha e a igreja nova, recebe visitas durante o ano todo e sempre tem missa. No dia 12/12 é celebrado o dia de Nossa Senhora de Guadalupe aqui no México e nesse dia é impossível conseguir entrar nas igrejas ou conhecer bem o local, pois milhares de fiéis vão até o santuário para comemorar a data.

Lucha Libre: conheci a “lucha libre” no mês passado e é muito engraçada. É um tipo de luta teatral, que conta com alguns golpes fortes, mas nada comparado com algo real. Mesmo assim o público participa, torce, grita, canta, é uma festa e uma farra, dei muita risada. Os lutadores entram fantasiados e alguns mascarados, é uma brincadeira sem fim.

Zona Arqueológica de Teotihuacán: aqui estão as pirâmides do Sol e da Lua, umas das mais conhecidas do México. O lugar é simplesmente maravilhoso, dá impressão que estamos em outro mundo, outro tempo e que só existe aquele momento. É uma experiência incrível e única, depois de conhecer essas pirâmides dá vontade de ver todas as outras que estão espalhadas pelo país. Mas é um passeio de tirar o fôlego, aconselho levar água, ir com uma roupa e tênis confortáveis e boné/chapéu, pois o sol é muito forte e não tem sombra. Bem pertinho das pirâmides tem um restaurante que se chama La Gruta, é maravilhoso e vale a pena conhecer.

Condesa: esse é um bairro super badalado, podemos compará-lo com a nossa Vila Madalena. Tem vários barzinhos e baladas, é fácil encontrar um lugar bacana para sentar com os amigos, comer e beber, além de ouvir música e curtir a noite. Mas durante o dia é possível aproveitar as grandes praças que estão espalhadas pelo bairro e fazer caminhadas.

Polanco: esse bairro pode ser comparado com o Itaim Bibi ou Oscar Freire, aqui se encontram os restaurantes e hotéis 5 estrelas e as lojas mais caras da cidade.  Para comer carne de qualidade aqui é o lugar certo, temos o Rubaiyat, o Tony Roma’s e o Fogo de Chão. No momento algumas ruas estão em reforma e está um caos total, mas mesmo assim vale a pena conhecer.

Zona Rosa: esse é o bairro arco íris da cidade, tem muitos bares, baladas, lojas de sexy shop, casas de massagem, restaurantes e cafés. É um bairro simpático, com uma vida noturna pra lá de agitada.

Paseo de la Reforma: essa avenida é muito parecida com a nossa Avenida Paulista e é uma das principais avenidas da cidade. Grande parte das empresas mexicanas estão localizadas aqui. A avenida é grande e muito bonita, aqui está o famoso símbolo da cidade El Ángel de la Independencia, também está o Castillo Chapultepec, o Museo de Antropologia, a Zona Rosa, muitos restaurantes, hotéis e lojas. Aos domingos a avenida é fechada para que a população possa usá-la para fazer atividades físicas, caminhar, andar de patins, bicicleta, levar os animais de estimação para passear e turistear.

La Ciudadela: é um conjunto de lojas de artesanato com preços bem em conta. Funciona todos os dias, o ano inteiro. Durante a semana é mais tranquilo para fazer compra e tem artesanato de todas as cidades do México.

Aqui na cidade é possível fazer vários passeios com o Turibus, o sistema tem muitas rotas e os turistas adoram andar nesse ônibus aberto. Se quiser programar sua viagem acesse o site: http://www.turibus.com.mx/

DICA IMPORTANTE: para quem vai circular pela cidade de táxi, tome muito cuidado com os taxistas que gostam de passar a perna no turista. Antes de entrar no táxi pergunte se a corrida é cobrada com taxímetro e se a bandeira começa com $8,74. Alguns táxis começam com a bandeira de $27,30 porque são de pontos fixos. Aqui eu sempre uso táxi ultizando o aplicativo Uber, mas também tem o Easy Taxi.

Visite a Cidade do México e fique encantado com tudo que ela tem para oferecer. Leia mais no Facebook.