As vantagens de mochilar sozinho

31/03/2015 17:53

Eu (Kito) do blog Na Vibe trips nunca pensei em fazer alguma viagem sozinho, na verdade nunca enxerguei essa possibilidade como positiva, porém conforme fui conhecendo pessoas que viajaram sozinhas e lendo histórias a respeito fui evoluindo e compreendendo as coisas de forma diferente até que fiz o meu primeiro mochilão sozinho e realmente foi incrível.

Mochilar sozinho é uma forma de se autoconhecer
Mochilar sozinho é uma forma de se autoconhecer

É incrível também a capacidade que as pessoas possuem em destacar diversos pontos negativos em fazer um mochilão sozinho, ou até mesmo em fazer qualquer coisa que seja diferente do habitual, já que o medo do desconhecido, a preguiça e falta de coragem fazem as pessoas não saírem da “zona de conforto” que é tão prejudicial para a evolução como “pessoa”. Por exemplo: se estou em um bar com algum amigo criamos um ambiente tão confortável que não queremos sair dessa redoma, (estou falando de forma geral, nem todos são assim), e muitas vezes deixamos de conhecer pessoas e mochilando não é diferente.

A grande vantagem de mochilar sozinho é que na verdade nunca estamos sozinho porque ficamos abertos ao mundo, as pessoas chegam em você e você a elas a todo momento, parece que a sua “vibe” é diferente.

Outra vantagem é você fazer o seu cronograma de forma autônoma e poder fazer exatamente o que você quer, embora caso possuísse uma pessoa com quem pudesse contar,  isso poderia ser compartilhado, agora caso a pessoa não esteja na mesma “vibe”, seria uma catástrofe.

Quando dizia que viajaria sozinho, para um país desconhecido, durante 22 dias para os meus amigos eles diziam: Você é louco? Vai para praia. Quando conversava com os mochileiros do mundo inteiro nos hostels, havia alguns que iriam mochilar por 3, 6, 9 e até 12 meses e diziam para mim: “Só 22 dias?”.

Nesse momento você pode me contestar e dizer: “Mas esses caras não trabalham, não querem saber da vida”,  e eu respondo que 95% dos mochileiros que conheci eram pessoas que estavam fazendo ou tinham terminado uma graduação ou mestrado e gostavam de mochilar porque estão super interessadas na vida. Mochilar é vida!