Barco leva turistas à comunidade ribeirinha na Amazônia Paraense
Uma viagem que inclui tudo que a Amazônia tem de melhor: trilha, rio, peixe assado na praia e a possibilidade de ajudar o povo ribeirinho a preservar a natureza do seu quintal
Por Camila Fróis, da Garupa
Sabe aqueles roteiros em que o caminho já supera toda a expectativa da viagem, mesmo antes de você desembarcar no destino final? Imagine quando o caminho é um rio azulzinho de águas mornas que parece mar. Acrescente o pernoite em redes e o espetáculo de botos saltitando na sua “varanda”. Tempere tudo com estratégicas paradas em bancos de areia branca que surgem de repente no meio dos rios Tapajós e Arapiuns, servindo de base para deliciosos mergulhos. É essa a receita da viagem do Projeto Saúde e Alegria que leva os turistas de barco até a comunidade ribeirinha de Anã, na Amazônia Paraense.
A cerca de quatro horas de navegação da cidade de Santarém e da vila de Alter do Chão, o povoado localizado em uma reserva extrativista recebe seus hóspedes em uma pousada simples e rústica, gerida de forma coletiva e solidária por moradores locais. Além de um redário para noites tipicamente amazônicas e um restaurante ao ar livre, Anã entrega aos turistas as belas praias de rio, o delicioso mel de abelha nativa, as receitas com o tambaqui e a hospitalidade de cerca de 90 famílias que vivem da pesca, do extrativismo e do ecoturismo no coração da Floresta Amazônica.
- Estudo aponta relação do autismo com cordão umbilical
- Onde explorar a riquíssima gastronomia portuguesa em Lisboa?
- Mais do que tempero, alecrim é eficiente para memória e muito mais
- Autismo: saiba motivo que leva ao aumento expressivo de casos da doença
Um dos momentos mais saborosos do dia é a “piracaia” na praia: hora de assar peixes na brasa, na beira do Arapiuns, como fazem os pescadores locais. Para quem quer se aventurar no ofício, inclusive, é possível ajudá-los a fisgar o almoço em uma pescaria cotidiana. Há quem prefira se aventurar a coletar o mel das abelhas sem ferrão criadas em caixas de meliponicultura ou conhecer o projeto de piscicultura liderado pelas inspiradoras mulheres de Anã.
Como ajudar
A comunidade de Anã não tem luz elétrica. Por isso, a associação local e a ONG Saúde & Alegria lançaram recentemente uma campanha na Garupa, plataforma de crowdfunding para financiar colaborativamente iniciativas de turismo sustentável. A proposta é arrecadar fundos para a compra de placas fotovoltaicas que geram energia limpa e também um refrigerador de baixo consumo em que possam armazenar os alimentos servidos no restaurante da Pousada Paraíso de Anã. Faça sua doação on-line em www.garupa.juntos.com.vc/projetos/ana
Serviço
Para mais informações e reservas entre em contato diretamente com a equipe do Projeto Saúde & Alegria: www.saudeealegria.org.br ou (93) 3067-8000
* A Garupa é o primeiro portal de crowdfunding do Brasil criado para financiar iniciativas de turismo sustentável: viagens que protegem a natureza, melhoram a qualidade de vida e a economia de destinos incríveis de norte a sul do país.
O crowdfunding é uma vaquinha online. Pelo site da Garupa (garupa.juntos.com.vc) você conhece projetos inspiradores que precisam de dinheiro para sair do papel. E pode doar qualquer valor pra eles. Em troca, ganha recompensas relacionadas àquela experiência turística sustentável que está ajudando –pode ser de uma receita típica, uma peça de artesanato ou até a viagem em si.