Bauernfest: a festa do colono alemão em Petrópolis

23/06/2015 11:42 / Atualizado em 06/05/2020 22:16

Todo petropolitano já sabe: entre junho e julho acontece a tradicional e animada Festa do Colono Alemão, a Bauernfest. Durante esse período as ruas da cidade imperial ficam tomadas pelas cores da bandeira da Alemanha –amarelo, preto e vermelho. O evento, que comemora a chegada dos imigrantes germânicos no século 19, é realizado dentro da Cervejaria Bohemia e do Palácio de Cristal, bem no centro de Petrópolis.

As barraquinhas de madeira no estilo das casinhas alemãs são ocupadas por deliciosas comidas, desde chucrute, salsichão e pernil, até cocada, torta alemã e morango coberto com chocolate.

 
  - Picasa

A animação é contagiante: para onde você olha tem alguém caracterizado com roupas típicas, um copo de chopp na mão e um salsichão na outra. É o tipo de festa onde você vai se esbaldar de tanto comer e beber.

Na vasta programação estão as apresentações de dança folclóricas, bandas típicas, corais, música de câmara, orquestras sinfônicas, bailes e concursos. O mais disputado é o de chopp em metro, onde a pessoa é desafiada a beber um metro de chopp em uma espécie de taça comprida e fina, lembrando um utensílio de laboratório.

O número de inscritos chega a centenas, entre homens e mulheres, e a grande final acontece no Palácio de Cristal. Em edições anteriores, o tempo marcado pelos vencedores ficou em torno dos 15 segundos.

Aqui vai a nossa dica de barraquinhas e comidas que você não pode deixar de experimentar na Bauernfest:

– Restaurante do Luis: chegou cedo e quer almoçar? o restaurante é a melhor opção. Você vai encontrar um amplo espaço com mesas e garçons. O cardápio é recheado de pratos típicos alemãs: cassler, joelho de porco, galeto, repolho, salada de batata e outras delícias.

Casa do Alemão:  já é tradição em Petrópolis. Vale dar uma pausa para pedir uma porção de croquetes e o famoso pão com linguiça.

 
 

Berna: para tudo! Se você ama batata, vai pirar na batata rostie com requeijão. Eles ralam a batata, fritam e ainda colocam uma generosa porção de requeijão por cima. Não deixe de experimentar! Lá tem também os melhores salsichões e diferentes croquetes, como o de mandioquinha com carne seca e o de calabresa apimentada.

Barraca da Frigideira: a tradicional “frigideirona” é literalmente uma panela bem grande que oferece clássicos quitutes alemães, da melhor qualidade!

 
 

Willemsem: a melhor barraquinha de doces. A marca tem também duas lojas bem famosas na cidade, já é queridinha de todo mundo por lá. Experimente as tortas com morango ou brigadeiro e não deixe de provar o bombom de morango. De comer rezando!

Choconhaque: a bebida é vendida em algumas barraquinhas e é totalmente indispensável. Dá aquela esquentadinha e é uma delícia!

Cidade Imperial: grande parte das barraquinhas oferece o chopp da festa, o da Bohemia. Na barraquinha da Cidade Imperial, você vai encontrar um chopp diferente, artesanal, produzido na cidade e bem gostoso! Boa dica para variar!

 
  - Picasa

A Cervejaria Bohemia também se tornou uma das atrações da Bauer recentemente. Localizada na Alfredo Pachá, mesma rua onde acontece a festa, a primeira cervejaria do Brasil foi reformada e agora conta com um bar, um restaurante e ainda um espaço para diversos eventos, que costuma receber o saxofonista Breno Morais com DJS e convidados. Uma festa super legal para agitar as noites da cidade!

Você ainda pode fazer uma visitação super interativa dentro da cervejaria (padrão Heineken, em Amsterdã, vale a visita!).

 
  - Picasa

Animou? Agora vamos dar algumas dicas práticas para você curtir a Bauernfest da melhor forma.

Quando ir?

Esse ano a festa acontecerá entre os dias 26 de junho e 8 de julho. Uma semana inteirinha e dois finais de semana para você curtir a festa alemã. Se você mora em Petrópolis, já sabe como é o esquema: a partir de quarta-feira começa a encher e o pessoal faz o happy hour pós trabalho por lá mesmo. Na sexta, os turistas já chegam na cidade e o movimento aumenta.

Se você é do Rio ou arredores, sugerimos passar o final de semana por aqui. Além da Bauernfest, Petrópolis oferece outros tipos de passeios bem legais, que você pode incluir na sua programação. Cachoeiras, trilhas, restaurantes, centro histórico e muito mais.

É legal conhecer a Bauernfest de dia e à noite. Porque não curtir a festa no sábado à noite, participar do desfile no domingo de manhã e almoçar por lá? Fica a nossa sugestão, e se você puder esticar mais um pouquinho, inclua uma das belíssimas cachoeiras do Parque Nacional Serra dos Órgãos na lista.

Como chegar?

A festa acontece na Rua Alfredo Pachá e se estende para dentro da Cervejaria Bohemia e Palácio de Cristal. Fica bem no centro de Petrópolis, não vai ser difícil encontrar.

Aqui você pode conferir a distância de algumas cidades como Rio de Janeiro, São Paulo e Belo Horizonte para chegar até Petrópolis, além de informações sobre as estradas e ônibus.

Uma curiosidade legal de saber: Petrópolis é a cidade mais segura do estado do Rio de Janeiro e a sexta cidade mais segura do Brasil, segundo ranking do IPEA para cidades de médio e grande portes. Que orgulho da nossa cidade! <3

Onde se hospedar?

Se você mora no Rio, dá tranquilo para fazer um “bate e volta” (isso se você resistir aos Chopps que estão por todos os cantos!). Mas, se você mora longe ou pretende curtir mais dias de festa, listamos aqui alguns albergues, pousadas e hotéis para você se hospedar.

Vale reservar logo, pois a cidade fica bem cheia nesse período e o valor das diárias sempre aumentam (Hostel 148, Pousada e Hotel Princesa IsabelPousada Paraíso Açú, Pousada Imperial KoellerPousada Monte Imperial e Hotel Solar do Império). A Pousada Paraíso Açú fica localizada no Bonfim, pertinho do Parque Nacional Serra dos Órgãos! Não é perto do centro, fica há uns 30 minutos de lá. Se você gosta de estar perto da natureza e quer aproveitar as belíssimas cachoeiras, super recomendamos.

Colocamos algumas opções de hoteis e pousadas acima, mas vale lembrar que nunca ficamos hospedadas em nenhum desses, ok?

Qual é o valor?

A entrada da festa é livre, não é preciso pagar nada. Você paga apenas o que consumir.

Os valores são razoáveis: um chopp de 500ml por exemplo, fica em torno de 6,00. Salsichão é R$5, pão com linguiça R$10 e por aí vai. O bom é que eles estipulam um preço único e a maioria das barraquinhas cobram esse valor. É só escolher a que você mais gostou e se esbaldar de tanto comer e beber!

 
 

Já estamos contando os dias para reencontrar os amigos nessa festa super delícia. Confira mais dicas imperdíveis no Mala de Aventuras, e veja também outros passeios incrível em Petrópolis.