Bem-vindo a Cassis e seus calanques!

23/10/2014 16:15 / Atualizado em 06/05/2020 17:28

wp-image-735089
wp-image-735089
Cassis e seu porto[/img]

Um pouco de história:

Os primeiros indícios de ocupação em Cassis ocorreram por volta de 500 ou 600 anos antes de Cristo.

Na época romana, Cassis, foi um importante ponto de passagem no mar, vivia da pesca e do comércio marítimo, o que permitiu uma certa prosperidade até o século 7. Mais tarde, com as invasões bárbaras, a população que até então vivia tranqüilamente em torno do porto, refugiou-se no ponto mais alto da colina, dentro do “castrum” uma cidade fortificada, tornando-se em 1223 posse do Senhor de Les Baux de Provence. No século 15, a cidade foi incorporada ao Condado de Provence, em seguida o rei René transmitiu a cidade aos bispos de Marselha, que exerceram os seus direitos até a Revolução de 1789.

No século 18, Cassis abandona suas muralhas e volta a se desenvolver em torno do porto. Novas atividades começam a ser desenvolvidas, uma delas a extração da famosa pedra de Cassis, que serve hoje em dia para a fabricação de pias, piscinas, pisos e artigos de decoração.
Atualmente, a principal atividade da cidade é o turismo e a produção de vinho.

 
  - Picasa

Descobrindo Cassis…

Na pequena estrada para chegar a Cassis desfilam vinícolas que testemunham uma produção de mais de um milhão de garrafas por ano. Além de seu vinho branco seco muito famoso, o delicioso vinho rosé AOC Cassis é um deleite para os amantes de vinho.

Chegando nesta pequena cidade, você vai se surpreender com a presença extraordinária de Cap Canaille, uma enorme falésia de pedra nos tons ocre, a mais alta da Europa (394 m). A origem do nome deste penhasco de beleza única vem do latim “canalis mons”, isto é, ” montanha das águas” e do provençal ” cap naio”, ou seja, “montanha que nada, que avança sobre o mar”.

 
  - Picasa

No alto da colina, o imponente castelo domina a cidade velha. Fortaleza dos séculos 13 e 14, provavelmente construída sobre as ruínas de um primeiro edifício, ela protegeu o povo das invasões bárbaras. Vendido por diversas vezes, o castelo é atualmente de propriedade privada.

 
  - Picasa

Para apreciar o patrimônio natural excepcional e desfrutar do sol do Mediterrâneo, é necessário um passeio no porto de Cassis até o farol. Organize um dia para passear pelas suas belas ruas coloridas e estreitas, pela sua feirinha de artesanato e pelos seus restaurantes com terraços.

Aproveite esta oportunidade para dar um mergulho na praia ao pé da falésia e, especialmente, fazer um passeio de barco para visitar os calanques, belas falésias calcarias que mergulham no Mediterrâneo, um paraíso no coração do Parque Nacional dos Calanques !

 
  - Picasa

Deu vontade de visitar Cassis ? Então anota ai:

A cidade fica localizada mais precisamente no departamento de Bouches-du-Rhone, a 25 km de Marseille, e você pode ir de carro ou de trem.

> Para chegar de carro, existem duas opções:

1 – Pegue a estrada (autoroute A50) com direção a Nice/Toulon, saída Cassis.

2 – Se você prefere apreciar a paisagem do litoral, e quer aproveitar para conhecer um dos mais famosos calanques, o Calanque d’En Vau, escolha a estrada “Col de la Gineste”, que liga Marselha a Cassis. Durante o caminho, você poderá apreciar uma vista panorâmica incrível: o mar, as Ilhas de Frioul, o Monte Puget.

> Como chegar de trem:

Pegue o trem na estação de Marseille, desça na pequena estação de Cassis e pegue o ônibus (navette) para o centro da cidade.

 
  - Picasa

Para finalizar, ofereço estas palavras do Premio Nobel de Literatura, Frederic Mistral, que refletem a grande atração de Cassis sobre todos aqueles que a visitam:  “Quem viu Paris e nao viu Cassis, nada viu”

>>> Para saber mais sobre Cassis e outras cidades e vilarejos da Provence, você também pode acessar meu blog C’est ma Provence.