Bibliotecas e arquivos para se perder de ler
Bolonha é o paraíso para quem procura bibliotecas e arquivos. São mais de 70 bibliotecas, incluindo as universitárias e também possui interessantes arquivos. Na Universidade de Bolonha, para além da Biblioteca Universitária, cada faculdade possui uma biblioteca específica.
Entre as bibliotecas municipais, a Biblioteca della Musica tem um catálogo com textos, manuscritos, músicas, periódicos, fotografias, letras, instrumentos musicais, áudios, entre outros. Para os cinéfilos, a Biblioteca Renzo Renzi, na Cineteca de Bolonha, dispõe cerca de 38 mil volumes, 1.110 revistas italianas e estrangeiras, desde o cinema mudo até os dias atuais, 18 mil audiovisuais, além de cartazes de filmes e fotografias, que fazem desse local um dos principais centros de documentação sobre a indústria cinematográfica internacional.
- 8 cidades imperdíveis para conhecer na Toscana
- Baixe agora! USP tem mais de 900 livros para ler gratuitamente
- 10 museus imperdíveis para visitar em São Paulo
- Vagas para oficinas culturais gratuitas online em Rio Grande da Serra
Se está a procura de informações ligadas a imigração e multiculturalidade, as bibliotecas Amilcar Cabral e a Casa di Khaoula possuem um catálogo com materiais sobre história e atualidade de países extra-europeus e em línguas diversas. Se procura documentos sobre artistas contemporâneos e movimentos artísticos dos séculos XX e XXI a Biblioteca do MAMBO no Museo de Arte Contemporânea de Bolonha possui cerca de 20 mil volumes, entre livros, revistas, catálogos, entre outros.
Para quem estuda questões de gênero ou homossexualidade, a Biblioteca Delle Donne e o Centro de Documentazione del Cassero ocupam-se da pesquisa, catalogação e conservação desse patrimônio cultural. A Biblioteca e Casa Carducci é um centro especializado na obra do autor, referência nos estudos literários do século XIX. Os arquivos também são uma fonte de descobertas para pesquisadores e curiosos. Há desde o Arquivo do Estado, Arquivo da Biblioteca de Bologna, entre outros.
Uma parada quase obrigatória para quem visita a cidade e procura ler periódicos locais ou internacionais é a Biblioteca Sala Borsa. Localizada na Piazza Maggiore, é uma praça coberta, com escavações arqueológicas visíveis e cercada por livros, revistas e vídeos. Com todas essas opções fica claro que Bolonha é uma cidade para se perder de ler. E o melhor de tudo: de graça!
Biblioteca Sala Borsa
É um espaço multimídia de informação geral, onde se pode desde sentar para ler um jornal ou revista, como dispor de um acervo com mais de 255 mil volumes, incluindo 55 mil dedicados a crianças e adolescentes. Há livros, revistas, jornais, mapas, vídeos, CD-áudios, CD-rooms e DVDs sobre cultura contemporânea. A população com necessidades especiais dispõe de um serviço onde os inscritos podem fazer empréstimos a domicílio, gratuitamente. Com uma atenção especial à inclusão, o acervo dispõe de áudio-livros, livros em braile e livros para crianças e jovens com dislexia.
Informações:
Região: Centro
Endereço: Piazza Nettuno, 3
Telefone: (0039) 051 2194400
E-mail: [email protected]
Site:www.bibliotecasalaborsa.it
Horário: de terça a sexta das 10h às 20h; sábado das 10h às 19h
Preço: Catraca Livre
Biblioteca Multiculturale Casa di Khaoula
Localizada no bairro com o maior percentual da comunidade estrangeira residente em Bolonha, esta biblioteca procura satisfazer a procura por informação, educação e recreação da comunidade local. Atenta à diversidade de línguas, tradições, costumes e religiões que a imigração traz, o principal objetivo da Casa di Kahoula é a integração. Por isso, sua preocupação em fornecer material em língua estrangeira ou bilíngue.
Informações:
Região: Corticella
Endereço: Via di Corticella, 104 – 40128
Telefone: (0039) 051 6312721
E-mail: [email protected]
Site: www.comune.bologna.it/quartierenavile/biblioteche/casa_di_khaoula/index.php
Horário: terça a sexta-feira das 8h30 às 18h45; sábado das 08h30 às 13h45
Preço: Catraca Livre
Biblioteca Comunale Dell´Archiginnasio
Situada dentro do Palazzo dell´Archiginnasio, construído em 1562, a biblioteca Comunale tem a função de documentar todo o campo do saber, mais voltado para o humanístico, com uma atenção especial ao campo civil, político e cultural de Bolonha e seu território. Na biblioteca digital do Archiginnasio, é possível encontrar documentos como um acervo de 1406 documentos relativos a espetáculos e entretenimentos de vários gêneros realizados em Bolonha e província, bem como de outras cidades do fim do século 17 à primeira metade do século 18.
Informações:
Região: Centro
Endereço: Piazza Galvani 1 – 40124 Bologna
Telefone: (0039) 051 276811
E-mail: [email protected]
Site: www.archiginnasio.it
Horário: segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h45; sábado das 09h00 às 13h45
Preço: Catraca Livre
Bilbioteca Italiana Delle Donne
Com um patrimônio de cerca de 30 mil volumes e 495 periódicos, dos quais 145 são ativos, a biblioteca da mulher documenta diversos temas, entre eles feminismo, história dos movimentos políticos da mulher, estudos de gênero e mulher imigrante. A biblioteca faz parte do Centro Delle Donne Città di Bolonha e possui também um serviço online onde é possível consultar livros e revistas históricas. Outra informação que a biblioteca dispõe online é um database/website de textos feministas de toda Europa.
Informações:
Região: Centro
Endereço: Via del Piombo, 5 – 40215 Bolonha
Telefone: (0039) 051 4299 411
E-mail: [email protected]
Site: www.women.it/bibliotecadelledonne
Horário: segunda a sexta-feira das 9h00 às 18h00; sábado das 09h00 às 14h00
Preço: Catraca Livre
Biblioteca Amilcar Cabral
Criada em 1974 para difundir o conhecimento político e econômico sobre países extra-europeus, bem como multiculturalidade e imigração, a biblioteca também se encarrega da promoção do estudo de línguas não europeias e cursos de italiano para estrangeiros. Com o nome de um dos principais ícones do processo de descolonização da África, a biblioteca tem um patrimônio de 28 mil volumes e 400 periódicos, e conserva um fundo sobre a África Oriental com 800 volumes sobre a história da África, relacionada com viagens do século 18 e 19, biografias, história militar e a presença italiana em África. Tudo pode ser consultado também on-line.
Informações:
Região: Centro
Endereço: Via San Mamolo, 24 – 40126
Telefone: (0039) 051 581464
E-mail: [email protected]
Site:www.centrocabral.com
Horário: segunda das 13h30 às 19h00; terça, quarta e quinta-feira das 08h30 às 19h00; sexta-feira e sábado das 8h30 às 13h30
Preço: Catraca Livre