Bióloga brasileira larga tudo para viajar o mundo em busca de animais

Por: Catraca Livre
wp-image-785095
A bióloga Andrea Schmidt no lago Kerkini, na Grécia[/img]

A aventura começou em agosto de 2012, na Alemanha, e desde então a bióloga já percorreu diversos países europeus, alguns lugares da América do Norte, Central e do Sul. A viagem não segue uma rota definida e os planos mudam a cada minuto, dependendo de onde os animais estão.

Ela conta que algumas viagens exigem meses de preparação e enquanto está conhecendo um país já está planejando o próximo. Outras viagens podem ser planejadas e executadas no mesmo mês. “Não costumo fazer nenhuma viagem sem planejamento. Gosto de contratar guias locais e ter a certeza de que vão me levar até próximo do bicho”, conta Andrea.

 

Mas nem sempre tudo sai como planejado. Andrea conta que foi enganada em uma expedição pela Islândia, quase dois anos atrás. “Contratei uma empresa de ecoturismo que iria me levar até uma pequena ilha para fotografar os puffins (papagaio do mar), mas chegando lá, além de não poder desembarcar na ilha, fiquei a mais de 70 metros de distância das aves, impossibilitando fotos boas”.

Mas isso não deteve a bióloga, que foi para a Escócia, em um dos melhores lugares para encontrar essa mesma espécie, e conseguiu fotografa-los e mostrar para o mundo um pouco mais dessa ave considerada a mais carismática da Europa.

A intenção do projeto também é mostrar problemas ambientas que os animais sofrem, como a caça esportiva e a poluição. Em uma colônia de gansos-patola (a maior colônia única dessa espécie no mundo), chamada de Bass Rock, Andrea fotografou algumas aves carregando pedaços de plástico na boca e forrando o ninho com esses mesmos pedaços. “Esse é um dos maiores problemas que as aves enfrentam, muitas delas morrendo pela ingestão de plástico e lixo”.

A fotógrafa continua com seu projeto e no momento está fazendo expedições pela América do Sul. A viagem vai continuar durante os próximos anos por todos os continentes.

Suas fotos estão ilustrando projetos de educação ambiental pelo mundo e já fez parte de uma exposição na África do Sul, mostrando para crianças a importância dos oceanos.

Além das fotos, Andrea tem um blog e uma página no Facebook onde também compartilha dicas de viagens, natureza, aventuras e alguns perrengues.