Brasil atinge recorde de 6 milhões de turistas estrangeiros em 2013

A Copa das Confederações e a Jornada Mundial da Juventude contribuíram para o número recorde

O Brasil alcançou nesta quinta-feira um número histórico. Com a marca de 6 milhões de turistas em um único ano, o país rompe a marca dos 5 milhões que duravam desde o ano de 2005, segundo a Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo).

O recorde é atribuído principalmente à Copa das Confederações, ocorrida em junho, e à JMJ (Jornada Mundial da Juventude), em julho, no Rio de Janeiro. Este último, que contou com a visita do papa Francisco, trouxe mais de 2 milhões de estrangeiros ao país.

Orla de Fortaleza, uma das cidades-sedes da Copa do Mundo

A advogada argentina Nadia Panis, 30, foi a turista de número 6 milhões. Ela  recebida com festa no aeroporto internacional do Galeão, no Rio, e ganhou um diploma e uma viagem a Búzios, na Região dos Lagos, balneário fluminense muito visitado por argentinos.

No ano passado, o Brasil recebeu 5,7 milhões de turistas. De acordo com o Anuário Estatístico de Turismo 2013, do Ministério do Turismo, os sul-americanos foram os que mais visitaram o país (2.822.519).  Desse total, 1,6 milhão eram argentinos.

Depois vieram os europeus (1.652.205), América do Norte (716.583), asiáticos (297.032) e os africanos (92.349).

A argentina Nadia Panis, 30, foi a turista de número 6 milhões

Copa do Mundo

Para 2014, o Ministério do Turismo acredita que este número ultrapasse a casa dos 7 milhões.  O principal motivo é a realização da Copa do Mundo.

A expectativa é que o país receba cerca de 600 mil estrangeiros entre junho e julho, período de disputa dos jogos.