Bratislava é uma festa e nós os convidados especiais!

Nada de bate e volta, você só conhecerá a cidade depois de uma noite por lá!

Eu acredito que um destino pode marcar de diferentes formas cada pessoa, afinal não somos todos iguais e existem muitas influências que podem fazer com que a sua experiência naquele lugar seja totalmente diferente da nossa. Pensando assim, apresento agora a nossa Bratislava, uma cidade em festa e apaixonante.

Para essa viagem, Bratislava – Viena, tínhamos um orçamento mais apertado. Na verdade, essa é a forma que encontramos de conseguir viajar mais, em algumas nos damos ao luxo de gastar um pouquinho mais e em outras apertamos o freio.

Começamos a economia com o hotel, ficamos no Ibis que é mais barato e não tem surpresas, já que é padrão no mundo todo –super recomendo, não temos o que reclamar do serviço e a localização é incrível, tipo 10 minutos andando do centro.

Chegamos na sexta-feira já de noite, deixamos as malas e saímos para andar sem muita esperança de achar coisas abertas –geralmente na Europa tudo fecha cedo, aprendemos isso principalmente em Bruges (clique para ver o post).

Quando começamos o nosso tour –detalhe que fazíamos tudo a pé (muito amor por cidades pequenas), já notamos um certo movimento de jovens na rua e ai quando chegamos no centro fomos surpreendidos por uma noite agitada, cheia de baladas e muitas pessoas nas ruas – pessoas bonitas, principalmente as mulheres…acho que por isso haviam tantos grupos de homens.

Bratislava tem um quê de Praga (clique para ver o post), mas consegue ser ainda mais animada. Bares lotados e com garçonetes vestindo modelitos provocantes, grupos de homens e mulheres fazendo despedida de solteiro, música alta….enfim, o clima era de viagem de formatura para Porto Seguro –Ok, exagerei– mas era bem legal ver aquele agito todo.

*No caminho para o centro antigo, uma paradinha para admirar o Castelo de Bratislava (Bratislavsky Hrad)…é possível vê-lo de vários pontos da cidade e é sempre um bela vista!

*Essa torre é conhecida como Portal Miguel (Michalská Veza), mais para frente conto dela para vocês.

 

*Na praça principal da cidade tinham alguns sinais de que haveria ou houve um evento…no dia seguinte descobrimos tudo!

 

* As famosas estátuas espalhadas pela cidade…impossível não interagir com elas!

*Com tantas opções de bares, foi difícil escolher um…então rodamos por vários.

 

*Nossa última parada foi um bar cubano…pois é, Cubano! Gringada animada na pixxxta.

*Copiamos os amigos de balcão no drink…escolhi mais pela caneca de caveira..amei, queria levar para casa!

* Resultado: voltamos para o hotel interagindo com as paredes (rs).

  

No dia seguinte, acordamos cedo para a andança e a primeira parada foi o Castelo, claro! Ele é do século X e já foi reconstruído várias vezes…inclusive após um grande incêndio. Desde a extinção da Tchecoslováquia, ele é a sede do parlamento e abriga também o Museu Nacional da Eslováquia e Museu da Música.

 

*A vista do Castelo para a Ponte Nova (Nóvy Most), conhecida também como U.F.O. A ponte foi construída entre 1967 e 1972 e no alto tem um mirante em formato de disco voador, lá tem também um restaurante que é o mais disputado da cidade – pulamos, por conta daquela história do orçamento. Apesar de ser um construção até meio futurista, coisa que me incomodaria se tratando de Europa, ela achou seu espaço ali na paisagem e não ficou uma coisa agressiva…é bonita de se ver.

*Ali nos jardns do Castelo estavam começando a montar um feirinha gastronômica…várias delícias. Ficamos com água da boca, mas era muito cedo para mandar um pato ou qualquer outro animal da gastronomia local. Crianças se divertiam por lá…quase peguei esse menininho para mim, mas estava difícil de entender o eslovaco dele, então desisti (rs).

    

*Descemos direto para o cidade antiga.. Encontramos um pouco de Van Gogh no caminho – achei lindo! * Aqui o Teatro Nacional da Eslováquia.. * No caminho lojas fofas e floriculturas…   *E esses são alguns dos charmosos jeitos que os turistas podem conhecer a cidade… * Sabe aquele palco que eu falei que vimos na praça principal (Hlavné Námestie), pois é, no dia seguinte descobrimos que era um festival de uma marca de cerveja (Kozel Fest). No período da tarde, shows e brincadeiras aconteceram ali…muito legal!!            *Olha ai o que eu falei para vocês…despedidas de solteiro por toda parte…   *Mais das divertidas estátuas da cidade. Aqui a estátua do soldado de Napoleão que fica na praça principal. * Esse é aquele sugeito simpático que encontramos na noite anterior, dizem que ele existiu pelas ruas da cidade e era um gentil senhor que adorava oferecer rosas para as mulheres. Ele tem a cara do povo eslovaco…super simpático! *Esse aqui é sem dúvidas o mais famoso…rola uma fila para tirar uma foto dele. É a estatúa de um trabalhador num momento de descanso..mas nesse momento, o sem vergonha, aproveita para olhar a calcinha das moçoilas que passam por ali. *Esse é o Palácio Primaciálny, do séc XVIII, hoje é a prefeitura da cidade. No centro uma escultura de São Jorge com uma cara bem cansada…se não fosse o dragão, nem diríamos que é ele (rs).   * Aqui o Museu da Cidade de Bratislava, fica no prédio onde era a antiga prefeitura. *Vale a pena subir na torre para ver a cidade do alto…linda *Lembra da torre que passamos na nossa primeira noite…aqui está ela – Portal Miguel. Esse nome é por causa da estátua do arcanjo Miguel matando um dragão, que fica no alto dos seus 51m. A sua base é o ponto zero da cidade e tem um círculo que marca a distância para mais 29 cidades do mundo.      * O Palácio Grassalkovich, abaixo, é a residência do presidente da Eslováquia.   *Nossa paradinha para o almoço foi bem ali no pé do Portal Miguel…escolhemos uma comidinha local e gostamos bastante.       Bratislava é uma delícia..amamos descobrir cada feirinha, cada prédio histórico, cada monumento… O povo é super simpático, bem mais que em Praga e cruzamos com um bom número de pessoas que não falavam inglês – o que não foi problema algum..a gente se entendia. A moeda é o Euro e não achamos a cidade cara…é possível comer e beber bem gastando pouco. Todos falam em fazer um bate e volta até Bratislava, eu aconselho passar pelo menos uma noite. Achamos super animada a noite deles, vale a pena conhecer! Realmente como todos dizem, em um dia é possível rodar toda a cidade. Um pouquinho mais das nossas andanças…já com saudades do clima da cidade!           Gostaram? Já já mostrarei para vocês os nossos dias em Viena – por sinal, bem diferente de Bratislava. Próxima parada: Dinamarca!! Para ver essa matéria na íntegra e outros lugares por onde passamos entre no nosso site Casei Mudei Curta a nossa página no Facebook e receba todas as nossas atualizações!!