Cabaceiras, a ‘Roliúde’ nordestina
Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta
Eis o lugar que todo produtor de cinema adora: cenário já pronto para as filmagens, baixos índices de chuva e população local disposta a trabalhar (e até a emprestar um objeto de casa para decorar cenas).
E para não ter dúvida, o letreiro logo na porta da cidade já avisa: “Roliúde Nordestina”.
- Sintomas comuns de câncer de fígado que podem ser confundidos com indigestão ou outras condições mais simples
- Estes são os motivos pelos quais você deve parar de roer a unha
- Tirar cidadania italiana vai ficar mais cara em 2025; entenda
- Atividade física pode acrescentar até 5 anos à sua vida
Cabaceiras fica a 166 km de João Pessoa, capital da Paraíba, em pleno semiárido, e ficou famosa em todo o Brasil após servir de cenário para produções nacionais como ‘Cinemas, Aspirinas e Urubus’, ‘O Auto da Compadecida’, e ‘Canta Maria’.
Seu centro histórico parece sempre pronto para mais uma produção de cinema: é simples, bem preservado e abriga ruas largas e vias estreitas que recortam um simpático casario colorido do século 18.
Com apenas 5 mil habitantes, a ‘Roliúde nordestina’, como a cidade ficou conhecida, já serviu de cenário para mais de 30 produções, entre documentários e longas.
Lajedo Pai Mateus, na Paraíba[/img]
Essa misteriosa sequência de rochas da Serra da Borborema é uma das atrações mais impactantes da região. O visitante pode andar entre imensos blocos de granito arredondados com até 45 toneladas que, segundo estudos, têm origem vulcânica.
Acredita-se que o nome do lugar é uma referência a um ermitão que morou no local.
Situado a 25 km da cidade de Cabaceiras por estrada de terra, o atrativo fica no interior do Hotel Fazenda Lajedo Pai Mateus, mas está aberto para visitas.
Saca de Lã
Escondidos entre mandacarus e xique-xiquese, esses blocos de pedras que parecem empilhadas a mão essas rochas são outra surpresa da região.
Sua localização isolada é inspiração suficiente para os locais imaginarem histórias protagonizadas por figuras folclóricas como Comadre Fulozinha, a guardiã da mata que, dizem, costuma passar por ali para defender a Natureza.
Centro histórico
Caminhar entre casinhas coloridas do século 18 já parece coisa de cinema. Imagina então em pleno Cariri da Paraíba.
O conjunto arquitetônico de Cabaceiras é compacto e discreto, mas você sempre encontra alguém na janela ou na porta de casa disposto a contar histórias do lugar, sobretudo da época das filmagens do “‘O Auto da Compadecida”.
Um dos locais que dá para visitar é a antiga Cadeia Pública, restaurada em 2003 e cenário para algumas das cenas do longa com Selton Mello e Matheus Nachtergaele.
Memorial cinematográfico
Fundado em 2007, esse espaço já foi sede de um clube só para brancos e sala de projeção de cinema mudo.
Atualmente, o local funciona como uma espécie de museu dedicado ao cinema produzido na região de Cabaceiras, cujo pequeno acervo abriga fotos e objetos usados nas gravações.
Festa do Bode Rei
Nesta festa anual, que acontece entre maio e junho, o bode é rei.
Considerado um dos maiores festivais de arte, cultura e empreendimento nordestino, o evento tem duração de três dias e envolve produtores da cultura caprina, turismo, técnicos, empresários e público em geral, em atividades como cursos, feiras de animais, gastronomia como ‘bodioca’ (a tapioca com carne de bode), artesanato, apresentação de forró pé-de-serra e shows de bandas regionais. Saiba mais