Carros poderão funcionar com papel reciclado
Cientistas da Universidade Tulane, em Nova Orleans (EUA), descobriram um tipo de bactéria que pode transformar papel em butanol, um biocombustível que pode servir como substituto da gasolina.
Batizado de TU-103, esse é o primeiro tipo de bactéria que produz o combustível a partir da celulose, um composto orgânico. Os pesquisadores usaram jornal nos estudos – e obtiveram sucesso.
“A celulose é encontrada em plantas verdes e é o material orgânico mais abundante da Terra. Transformá-la em butanol é o sonho de muitos”, destaca Harshad Velankar, um dos responsáveis pela pesquisa no Departamento de Biologia Celular e Molecular da universidade.
- Falta de higiene bucal pode aumentar risco de câncer de cabeça e pescoço
- Universidade da Espanha oferece 30 bolsas para brasileiros
- O que acontece quando olhamos fixamente nos olhos de um cachorro, segundo a ciência
- Em feito inédito, equipe feminina conquista vaga no torneio tier 1 de Counter Strike
Segundo os pesquisadores, a bactéria é a única que produz butanol na presença de oxigênio. Isso reduz os custos no caso da construção de uma fábrica, já que não é necessário um ambiente sem oxigênio.
Como biocombustível, o butanol pode ser usado em veículos sem necessidade de alteração no motor, ser transportado em caminhões-tanque existentes e fornece mais energia do que o etanol, o que reduz o consumo do carro.