Casal vai de carro de Algarve, em Portugal, a Andaluzia, na Espanha
Algarve uma aventura do malaparadois
Praia do Evaristo, Albufeira – Algarve[/img]
O Algarve, em Portugal, e a Costa del Sol, na Andaluzia, nos chamaram a atenção. Pronto! Destino escolhido, começamos o planejamento. Entre escolha de hotéis, passagens aéreas, locação de veículo, rotas e destinos nestas regiões, percebemos que necessitaríamos de mais de um mês para ver, mapear e registrar tudo que as duas regiões tinham a oferecer. Como o tempo que tínhamos não era tão grande assim, escolhemos algumas cidades nas duas regiões e outras, infelizmente, ficarão para uma próxima aventura. Das cidades (freguesias e conselhos) do Algarve, passamos por: Faro, Albufeira, Vilamoura, Lagos, Lagoa, Portimão, Castro Marim, Vila Real de Santo Antonio, Monte Gordo, Salir, Fábrica, Aljezur, Odeceixe, Vila do Bispo e Sagres.
Nessa grande aventura, estipulamos uma viagem de 1300 quilômetros pelas estradas dessas duas regiões. Mas para nossa surpresa, superamos essa marca: foram 3498 quilômetros (entre o Algarve e Andaluzia). Um sucesso registrado em fotos, vídeos e muita história que pode ser visto no nosso site www.malaparadois.com ou através da nossa revista eletrônica issuu.com/malaparadois.
O Algarve é uma região portuguesa ao sul do país. O distrito de Faro é o maior e a capital da região. Constitui a região turística mais importante de Portugal e uma das mais importantes da Europa. O seu clima temperado mediterrânico, caracterizado por Invernos amenos e curtos e verões longos (amanhece às 6 e anoitece às 22 horas), quentes e secos, as águas verde-esmeralda e calmas que banham a sua costa, as suas paisagens naturais, o patrimônio histórico e etnográfico e a deliciosa e saudável gastronomia são atributos que atraem milhões de turistas do mundo inteiro, todos os anos, fazendo do Algarve a região mais visitada e uma das mais desenvolvidas do país.
O Algarve é atualmente a terceira região mais rica de Portugal, logo atrás do Vale do Tejo e Madeira, com um PIB per capita de 86% da média da União Europeia. O Algarve se divide em Concelhos: Albufeira, Alcoutim, Aljezur, Castro Marim, Faro (a capital), Lagoa, Lagos, Loulé, Monchique, Olhão, Portimão, São Brás de Alportel, Silves, Tavira, Vila do Bispo e Vila Real de Santo António.
O turismo é o principal fator econômico do Algarve. Suas praias, campos e áreas arqueológicas atraem milhares de turistas todos os anos e cada concelho está muito bem preparado para receber os seus visitantes. Outros fatores colaboram para que o Algarve seja um dos destinos mais procurados dos europeus e de muitos turistas de outras partes do mundo, como suas estradas muito bem sinalizadas e conservadas, internet 3G em todas as cidades, segurança, povo acolhedor e multilíngue, rede hoteleira excepcional e sol, muito sol. Seu maior aeroporto fica na cidade de Faro (o único internacional da região). O destaque fica para as freguesias de Vilamoura, um dos mais conhecidos complexos turísticos da Europa junto à praia da Falésia (concelho de Loulé); Albufeira, considerada a capital do turismo; Praia da Rocha no concelho de Portimão; Praia da Marinha no concelho de Lagoa. Lagos é também uma das cidades com maior presença turística desta região. As praias são consideradas as melhores de Portugal e dispõe de diversos bares, restaurantes e hotéis.
Visitamos 32 praias, vários castelos e monumentos, passamos por vilas e freguesias e nos apaixonamos! O Algarve reserva algo especial para cada visitante que tem o privilégio de passar alguns dias por lá.
Albufeira
O lugar que conhecemos hoje como Albufeira, não é apenas a capital do turismo em Portugal, é também um local carregado de história com indícios de presença humana que remontam já ao período neolítico e à idade do bronze. Albufeira é sem nenhuma dúvida o paraíso para que busca praia, sol, noites agitadas, história e muita diversão sem perder a tranquilidade. Com praias de tirar o fôlego, como a praia de São Rafael, Albufeira cresce a cada verão.
Praia de São Rafael
Um verdadeiro tesouro do Algarve. A Praia de São Rafael no Algarve é uma pitoresca praia localizada em Albufeira e uma das mais belas da região. Suas falésias facilmente acessadas com pouca caminhada proporciona linda vista do seu topo. A cor da água é outro ponto forte, o verde do mar é impressionante! Por possuir areia muito fina e cercada por algumas formações rochosas calcárias espetaculares, como a Ponte Pequena e o Ninho das Andorinhas e anos de erosão que levaram a estas formações fascinantes, ela é procurada por muitos fotógrafos do mundo inteiro.
Aljezur
No coração da Costa Vicentina, Aljezur distingue-se entre os melhores destinos europeus para o Ecoturismo. Com paisagens deslumbrantes, entre a serra e o mar, que abrigam diferentes habitats naturais e uma elevada biodiversidade, uma costa que abriga praias lindíssimas como a da Amoeira e, um patrimônio geolôgico, faunístico e florístico de grande valor científico, Aljezur desperta emoções em quem a visita. As ruinas de um castelo no topo de uma montanha reserva a melhor vista da freguesia.
Ainda em Aljezur, a Praia de Odeceixe, na baixa da maré pode andar dezenas de metros a pé. Para Sul há uma segunda enseada, unicamente acessível na maré baixa, a chamada Praia da Adega. Na maré alta, o único acesso é através de uma trilha que desce a falésia. Proporciona excelentes condições para a canoagem e para passeios de barco. Uma das praias mais bonitas do Algarve!
Praia do Evaristo
Pequena praia essencialmente rochosa, encaixada entre falésias baixas, que deve o seu nome ao proprietário do apoio de praia. O Acesso à praia faz-se através de escadas ou de rampa, em madeira. O mais interessante nesta praia e banhar-se nas piscinas de águas verde-esmeralda que se formam entre uma parede rochosa e outra.
Praia de Senhora da Rocha
É uma pequena praia situada entre falésias rochosas, Junto a esta praia existe um platô rochoso, no qual se ergue a Capela de Nossa Senhora da Rocha, ligada à praia Nova por um túnel. O visitante pode optar por ambos as praias num simples caminhar através deste túnel. A água costuma estar bem gelada, mas nada que não compense a sua beleza.
Praia da Marinha
Dizer qual a praia mais bonita do Algarve é muito difícil. Talvez nunca se chegue a esse consenso, já que cada praia tem uma beleza única. A praia da Marinha é de grande beleza natural, quer pelas suas rochas, quer pelos túneis naturais. É uma praia pouco frequentada e tranquila. O acesso à praia é feito através de uma longa escadaria. Como Chegar: Saia da EN 125 perto da Escola Internacional do Algarve, para Sul.
Praia de Fabrica
A praia da Fábrica pertence ao Concelho de Vila Real de Santo António. Discreta e praticamente desconhecida até para os portugueses está integrada na Reserva Natural da Ria Formosa e apresenta um índice de construção muito baixo. Não possui resorts e nem hotéis estrelados. Há pouquíssimas pousadas nas redondezas. Aqui reinam os valores da tranquilidade e harmonia com a natureza. O acesso à praia faz-se a partir da Vila de Fábrica (junto a Cacela Velha) atravessando a ria Formosa a pé quando a maré está baixa ou através de barcos de pescadores.
Sagres
Exibe algumas das mais impressionantes paisagens do Algarve. A força da natureza é tão forte na ponta mais a sudoeste de toda a Europa continental que os visitantes logo percebem porque os antigos colonos a apelidaram de “sagrada”. A figura mais influente da história de Sagres foi o Infante D. Henrique, que ali se inspirou para embarcar nas suas viagens de descoberta, trazendo fama à região e levando à fundação da Vila do Infante. Os marcos mais importantes da freguesia são o Cabo de São Vicente, Forte do beliche e Fortaleza de Sagres.
Praia de Vilamoura
A praia de Vilamoura, junto a nascente da Marina de Vilamoura, é muito acolhedora e as suas areias douradas estão localizadas no centro de Vilamoura que é um grande polo hoteleiro de luxo da região.
Essa é uma pequena amostra de nossa aventura por essa região fantástica. Para saber mais das praias, hospedagem, como dirigir pelo Algarve, o que fazer, onde ir e outras informações, acessem no website www.malaparadois.com e nossa revista eletrônica: Revista malaparadois edição nº 7 – Algarve através do link issuu.com/malaparadois
Edi Marques, Administrador, especializado em Gestão Pública. É editor do malaparadois. Começou a relatar suas viagens como diversão e para bate papo com amigos. Apaixonado pela Europa e sua história.
Flávia Ghelli, Advogada, especializada em Direito Tributário. É redatora e tradutora do malaparadois. Adora viajar, casou-se com Edi Marques e não pararam mais de viajar.