Centro que une escola e asilo inspira filme sobre relação entre gerações
Cinco dias por semana, 400 idosos recebem crianças no Centro de Aprendizado Intergeracional do Providence Mount St. Vincent, em Seattle, nos Estados Unidos. Juntos, eles ouvem música, dançam, contam histórias, fazem arte e almoçam.
O Providence é mais do que uma casa de repouso. Lá, funciona também uma pré-escola. Mas o que essas duas gerações podem oferecer uma para a outra?
- 43 filmes e séries chegam na Netflix em junho; confira!
- Netflix ganhará mais de 30 filmes e séries em março; veja a lista
- Creche em residência para idosos promove troca entre gerações
- 23 filmes, séries e docs de diretoras disponíveis na Netflix
A cineasta Evan Briggs decidiu investigar no longa-metragem “Present Perfect”. O documentário explora o envelhecimento nos Estados Unidos por meio dessa experiência.
“Em qualquer lar de idosos, é difícil ignorar a sensação de isolamento que os moradores sentem, e ainda mais difícil conciliar isso com o fato de que a velhice inevitavelmente virá para todos nós. Em nossa cultura obcecada pela juventude, não queremos ser lembrados de nossa própria mortalidade. É mais fácil de desviar o olhar”, destaca Evan.
“Quando eu ouvi sobre o Providence Mount e o Centro de Aprendizado Intergeracional, fiquei impressionada com a simples perfeição do conceito. Fiquei ainda mais intrigada com a ideia de que sem passado nem futuro em comum, as relações entre as crianças e os moradores existem inteiramente no presente. Apesar da diferença de idade, toda a noção de tempo parece mais alinhada [entre eles]”, considera.
Evan filmou o longa entre 2012 e 2013 com recursos próprios. Agora começa uma campanha na plataforma de crowdfunding Kickstarter para arrecadar recursos para a finalização.