Cidades cervejeiras criam rota para atrair turistas no Brasil

Roteiro leva turistas a 11 cervejarias na região Blumenau (SC)

Por: Redação

As cervejas artesanais caíram no gosto do brasileiro. A prova é o crescimento da produção e o aumento do número de eventos e festivais dedicados à bebida no país.

Seguindo o exemplo da Serra Gaúcha, no Rio Grande do Sul, que se firmou como destino turístico apostando em suas vinícolas, Blumenau e cidades vizinhas catarinenses passaram a atrair turistas criando um roteiro de visitação para 11 cervejarias da região, conhecido como a Rota da Cerveja.

Tanques de fermentação da cervejaria Bierland, em Blumenau (SC)

Criada em 2005, a rota leva o visitante a conhecer o processo de fabricação de cervejas, do preparo dos ingredientes ao processo de fermentação do líquido. As principais cervejarias estão em Blumenau, que promove a maior festa alemã do país, a Oktoberfest (3 a 20/10), Pomerode, Jaraguá do Sul e Timbó.

Belo Horizonte também vem atraindo o turista interessado em cerveja. A capital mineira sediou no começo do mês o Minas MixBeer. A Belotur, empresa de turismo da prefeitura, pretende criar até o fim do ano um roteiro de visitação às 18 cervejarias da capital.