Como sobreviver por muitas horas em um aeroporto?

No início pode parecer um pouco barato e mesquinho, mas se você parar para pensar, verá que dormir em um aeroporto tem se tornado cada vez mais comum e a salvação da lavoura, devido a erupções vulcânicas, tempestades de neves, voos muito cedo, voos cancelados, longos tempos de conexão, entre outros.

Você perceberá também que há uma comunidade muito grande de pessoas que compartilham experiências de suas estadias nos aeroportos do mundo afora.

Diante disso, vejam algumas dicas para poderem passar sua noite num aeroporto de forma mais agradável.

1 – Tenha sempre respostas na ponta da língua

Hoje em dia, muitos aeroportos aceitam bem e até tem estrutura para aqueles viajantes que decidem dormir neles para aguardar o voo seguinte. Mas ainda há aqueles mais conservador onde os seguranças não veem com bons olhos aquelas figuras que armam barracas, apropriam de três bancos para deitar, tiram calçados ou se estiram pelo chão para tirar uma soneca.

É possível que em algum momento você seja interrogado sobre o que está fazendo ali e não está em um hotel, como uma pessoa normal, quando será seu próximo voo e coisas do tipo. Então se prepare para ser acordado com o barulho de um cassetete batendo na poltrona ou mesa ao lado e responder a essas perguntas

2 – Conheça o aeroporto

Certifique-se online sobre o aeroporto, suas dependências e serviços antes de você fazer sua viagem. Ter uma boa noção dos terminais, horário de fechamento de lojas e restaurantes é ótimo antes de pousos de decolagens. Use o Gate Guru app para encontrar lojas perto do seu portão de embarque, de forma que você possa comprar uma lanche para mais tarde ou uma cerveja para agora.

3 – Cabines para dormir

Alguns aeroportos já estão instalando cabines individuais ou pequenos quartos para que os viajantes possam se recompor. Os aeroportos Heathrow e Gatwick, em Londres, possuem cabine da rede Yotel, Dubai possui o Snoozecube, Napcabs, em Munique, MinuteSuites, em Atlanta e em Pittsburgh, e outras opções cada vez mais disponíveis pelo mundo.

4 – Encontre uma tomada

Já que você vai ficar tanto tempo no aeroporto, garante que seu celular e notebook vão funcionar permanentemente. Muitos aeroportos já estão implantando zonas de recarga com várias tomadas, mas outros ainda não se adaptaram a essa nova tendência. Com isso, você precisará procurar uma tomada e que ainda não esteja sendo usada. Se não quiser contar com a sorte, traga seu próprio carregador de baterias, como Mophie Powerstation.

5 – Faça uma massagem

Alguns aeroportos, como o Internacional Suvarnabhumi de Bancoc oferecem spas e áreas de massagem para aqueles viajantes mais cansados. Considerando que eles podem não ficar abertos até muito tarde, você pode fazer seu relaxamento antes de inciar sua noite no aeorporto. Na capital tailandesa, o serviço está disponível ao longo da noite por a custo de US$ 10 a US$ 15 a hora.

6 – Nada melhor do que os lounges

Enquanto alguns certamente são viajantes assíduos e tem certo status com as companhias aéreas, outros possuem cartões Platinum que dão acesso à primeira classe e business lounges. Ainda há aqueles que sempre ficam sonhando em estar do outro lado do vidro, com bebidas de graça, comida e wi-fi liberado. Se você quer acesso a esses lounges, Passe Prioritário é a solução. Por uma pequena taxa adicional, você terá acesso a mais de 600 lounges mundo afora e não se sentirá tão mal naquela noite no aeroporto.

7 – Tome cuidado

Pense estrategicamente. Vejam onde estão as câmeras de segurança e saiba onde fica a polícia ou vigia local. Se acontecer de você ser roubado durante seu sono, terá a chance de rastrear por imagens o responsável pelo roubo o por qualquer tipo de ato criminoso contra você.

8 – Chegue lá cedo

Muitos aeroportos são bastante congestionados e eventualmente você encontrará muita gente com as mesmas ideias que as suas. Para não correr risco de não achar um local que o satisfaça, é melhor começar sua busca pelo local perfeito o quanto antes.

9 – Essa é para viajantes solo

Você vai ter que levar sua mala para onde quer que você vá! Mesmo que não haja riscos de alguém roubar seus pertences, você não vai querer ver sua mala sendo detonada pelo esquadrão antibomba quando você estiver voltando do banheiro, não é? Então fique ligado!

10 – Shhhhhhhhhh!!

Seja esperto e entenda o recado quando alguém que estiver dormindo levantar a cabeça do chão e der aquela olhada fulminantes para você!

Não é por que você não consegue dormir que não vai deixar ninguém mais dormir. Faça silêncio ou mude de lugar!

Saiba mais dicas de viagem com quem viaja. Acesse o website e o facebook do Brazilian Globetrotter e tenha uma ótima viagem.