Como visitar dois ou três países em uma única viagem

Por: Catraca Livre
Muitas vezes a gente pensa em fazer uma viagem para o exterior, mas não queremos fazer com que nosso suado investimento seja em vão. Por isso, em vez de gastar 30 dias das nossas férias em um só lugar, queremos visitar o máximo de locais que pudermos.
Dependendo do emprego e do orçamento, não temos nem 30 dias, mas 15 ou ainda menos, 10 dias para viajar.
Diante do fato e das experiências com viagens, decidi escrever esse post para dar dicas de destinos muito próximos e/ou acessíveis a serem visitados em uma única viagem. Baseei-me em um artigo do “Huffington Post”, que aborda o mesmo tema.
Então vamos lá!
1 – Indo para Áustria? Por que não ir à Eslováquia e Hungria?
 Como todos sabem, Viena é a capital da Áustria e fica praticamente na fronteira com a Eslováquia, que possui sua capital Bratislava. A viagem de ônibus de uma cidade a outra custa ¢13,20 e dura cerca de 1h30. Com isso, não há necessidade de tomar trens ou aviões para ir de uma capital à outra. Compre sua passagem aqui.
Uma vez que está em Bratislava, o seu próximo destino muito certamente será Budapeste, a capital húngara. A forma mais barata de ser fazer essa viagem, é tomar um ônibus da Student Agency e seguir estrada por aproximadamente três horas a um custo que varia de ¢5,00 a ¢9,00, dependendo da sua sorte de encontrar passagens mais baratas na internet. Compre sua passagem aqui.
Lembre-se que o sentido inverso da viagem também é possível e tem os mesmos preços.
2 – Indo para o norte da Itália? Por que não esticar à Eslovênia e Croácia?
Quando se fala em norte da Itália, o destino da maioria das pessoas é Veneza e Milão. Tudo bem que a Itália seja um charme em sua totalidade e você talvez queira gastar uma vida inteira por lá, o que não seria má idéia. Mas, seguindo nossa filosofia original, há um trem qu vai de Veneza a Trieste e um ônibus que vai de Trieste à Portoroz, na Eslovênia.
Em Veneza, há as estações Santa Lúcia e Mestre, que o levarão em cerca de duas a três horas (dependendo do trem) à estação central de Trieste. A viagem no trem regional tem o custo de ¢16,00 e você pode comprar sua passagem aqui.
Em Trieste, você pode tomar um ônibus rumo à Portoroz, na Eslovênia, que passará por algumas cidades turísticas como Koper e Izola, antes de chegar a Portoroz.
A passagem de trem custou ¢5,50 na época em que fiz o roteiro e pode ser comprada na estação rodoviária de Trieste. A viagem tem duração média de duas horas e há uma troca de ônibus já em território esloveno, que não tem custo adicional e leva menos de cinco minutos. O próprio motorista informa os passageiros que seguirão a Portoroz para tomar outro ônibus.
Se seu destino final for a Croácia, pode ainda tomar outro ônibus na estação de Portoroz (fica a um minuto andando da entrada do albergue Europa Hostel Portoroz) com destino a Pula, cidade litorânea do norte da Croácia e que por sinal é linda.
A passagem tem o custo de ¢14,00 e a viagem tem duração aproximada de três horas, passando por cidades como Umag, Novigrad, Poreč e Rovinj.
3 – Vai à Inglaterra? Por que não ir à Escócia, País de Gales, Irlanda do Norte ou República da Irlanda?
A Inglaterra (Londres, mais precisamente) é destino certo da maioria das pessoas que visitam a Europa pela primeira vez. Parece absurdo, mas poucos sabem que o País de Gales e Escócia estão ali coladinhos, a algumas horas de ônibus da famosa capital londrina.
Uma viagem feita de Londres a Edimburgo (Escócia) tem duração média de 8h15 a 10h de viagem e um custo de £25,00. De londres a Cardiff (País de Gales), a viagem dura em torno de 3h30 e custa £7,00. Confira preços e compre sua passagem pelo Megabus, aqui.
Neste exato momento, voos de Londres a Edimburgo, pela Ryanair, estão a ¢22,00 e duram apenas 1h20. Talvez seja uma opção melhor do que a viagem de ônibus.
Bom, se estiver pensando em atravessar a ilha e chegar na República da Irlanda e Irlanda do Norte, há algumas opções de transporte, que você poderá ler nos posts recentes que fiz: Como viajar de ônibus entre a Irlanda e o Reino Unido? e Como viajar de ferry entre a Irlanda e o Reino Unido?
Se preferir, há ainda voos pela empresa Ryanair que em determinadas épocas do ano custam ¢9,99 por trecho, para Dublin e Belfast.
4 – Vai visitar a Bélgica? Por que não ir à Holanda e Luxemburgo?
Se você está voando para a cidade de Charleroi, próxima à capital belga, lembre-se que lá tem uma empresa de ônibus chamada Flibco, que faz viagens para Luxemburgo, França, Alemanha e Portugal, além de levá-lo, é claro, para Bruxelas, que está somente a menos de uma hora de Charleroi.
A viagem de Charleroi a Luxemburgo custa ¢17,00 e dura cerca de 2h40. Os demais destinos são mais longe e tem passagens um pouco mais caras, portanto, acho que vale a pena considerar o transporte aéreo.
Se estiver pela capital Bruxelas e quiser seguir rumo à capital holandesa, viagens a Amsterdam pela Eurolines custam em torno de ¢9,00 e tem a duração de 2h45.
5 – Já que estou na França, por que não ir à Inglaterra e à Holanda?
 Paris, a famosa Cidade da Luz, fica localizada mais ao norte da França e não está muito longe assim de Londres ou de Amsterdam.
Financeiramente falando, essa viagem que vou sugerir vai ser um pouco cara, mas será sua oportunidade de viajar pelo também famoso Canal da Mancha e em um trem de alta velocidade, o famoso trem-bala. O trem da Eurostar faz essa viagem em 2h30 e certamente será sua opção mais rápida, apesar do preço (em torno de £55,00). Se não se importar com tempo de viagens, a Eurolines faz a viagem de ônibus ao custo aproximado de £15,00, porém em 8 a 9 horas de viagem.
No entanto, se o Canal da Mancha não for sua prioridade na viagem, a Ryanair oferece passagens aéreas por preços tentadores e viagens muito mais rápidas que as de trem.
Se a idéia é ir a Amsterdam, a viagem de carro dá em torno de 5 horas. Mas você pode tomar um trem da estação norte de Paris rumo à capital holandesa. A viagem no trem de alta velocidade dura em torno de 3h20 e no trem regional dura 8h20.
As passagens para o trem de alta velocidade custam ¢39,00 em vagões de segunda classe. A viagem é operada pela companhia Thalys e os trens chegam a 300kmh.
6 – Indo para a Espanha? Por que não ir à Portugal e ao Marrocos?
Muito provavelmente você chegará à Espanha por Madri ou Barcelona. Seja lá em qual cidade estiver, há voos por empresas low cost por ¢20,00 para a Lisboa, que duram apenas uma hora.
A viagem feita de trem é mais longa, podendo levar de 8 a 10 horas. Para isso, há um trem noturno que o ajudará ainda a economizar com hospedagem.
Se a idéia é ir para o Marrocos, há voos de Madri para Fes por ¢15,00 e que duram apenas 1h35 minutos.
Ainda, você pode descer até Tarifa ou Algeciras, no estreito de Gibraltar, e tomar um ferry para Tânger, cidade marroquina que fica no norte do país. Os preços variam entre ¢23,50 a ¢39,50.
7 – Se vai para a Alemanha, por que não ir à Polônia ou República Tcheca?
Berlim está próximo à divisa com a Polônia. Então, se você estiver por lá, considere ir ao país vizinho e quem sabe chegar até a capital Varsóvia. A viagem de trem dura em torno de 5h30 e tem o custo de ¢29,00 pela Euro Bahn.
Se você estiver por Dresden, mais ao sudeste alemão, estará perto da divisa com a República Tcheca, o que facilitará sua ida à capital Praga. A viagem é operada pela companhia de ônibus Czech Transport, dura em torno de 2h10 e custa ¢26,00.
8 – Já que estou no norte da Noruega, por que não ir à Suécia e Finlândia?
Minha última experiência pelo norte escandinavo me fez ver que é muito fácil e “barato” se deslocar pela Noruega, Suécia e Finlândia.
Para quem estiver em Tromso, vale a pena alugar um carro e dar uma esticada até Kilpisjärvi, na divisa entre Noruega e Finlândia. A viagem dura cerca de 3 a 4 horas e terá muitas paisagens inesquecíveis pelo caminho.
Com relação à Suécia, há um trem que sai de Narvik (Noruega) rumo a Abisko e Kiruna, ambos na Suécia. Você pode comprar suas passagens dentro do trem ou online e os preços estão em torno de ¢12,00.
Dicas
1 – Lembrem-se sempre que o aluguel de carros aumentará a flexibilidade da sua viagem e em muitos casos diminui o custo dela.
2 – Vale sempre considerar o deslocamento entre os destinos por via aérea. Eventualmente, empresas de baixo custo divulgam promoções tentadoras e mais baratas do que quaisquer passagens por via terrestre.

Quer saber mais dicas de viagem? Confira o Blog e o Facebook do Brazilian Globetrotter.