Conheça 10 fatos sobre o Ramadã

13/06/2015 21:05 / Atualizado em 28/06/2015 21:09

Muitas pessoas que viajam ou desejam viajar a países árabes já ouviram falar sobre a existência do Ramadã, um momento de profunda reflexão para os muçulmanos em todo o mundo. Porém, você saberia dizer por que ou quando ocorre a data? Listamos aqui 10 curiosidades sobre a celebração para que você possa mergulhar um pouco mais na tradição islâmica:

1- O Ramadã é o nono mês do calendário lunar islâmico

Crédito: www.ilmgate.org
Crédito: www.ilmgate.org

O calendário islâmico é baseado nos meses lunares, que começam quando uma tênue lua nova é percebida no céu ocidental depois do pôr do sol. Por isto, o mês pode ter 29 ou 30 dias. Existem 12 meses no ano islâmico, e ele pode durar 354 ou 355 dias (lembrando que no calendário civil, ou gregoriano, seguido por nós ocidentais, o ano tem 365 ou 366 dias). Portanto, o ano lunar islâmico, apesar de também ter 12 meses, é 11 dias mais curto, em média, do que o ano civil (gregoriano) –ou seja, se inicia cerca de 11 dias mais cedo. Assim, o Ramadã é uma data móvel e, neste ano, acontece acontece de 18 de junho a 17 de julho.

2 – O período do Ramadã celebra a primeira revelação do Alcorão feita ao profeta Mohammed

Crédito: www.friendsislam.com
Crédito: www.friendsislam.com

Acredita-se que os primeiros versículos do Alcorão foram revelados ao profeta Mohammed em 610 CE. (CE= Commum Era, período que mede o tempo a partir do ano primeiro no calendário gregoriano. É um termo alternativo para Anno Domini, latim para “no ano do (Nosso) Senhor”, também traduzido como a Era Cristã).

3 – O Ramadã é parte dos 5 pilares do Islã

Crédito: imgbuddy.com
Crédito: imgbuddy.com

Os cinco Pilares do Islã são o suporte da vida islâmica. Eles são compostos por:

  • Shahada: Fé na unicidade de Allah e Maomé como seu último profeta;
  • Salah: Rezar cinco vezes ao dia voltado em  direção a Meca. Os muçulmanos devem praticar ablução (se lavar) antes das orações;
  • Zakat: Caridade para com os pobres e necessitados;
  • Saum: O jejum durante o mês do Ramadã;
  • Haj: A peregrinação a Meca que cada muçulmano deve fazer, pelo menos uma vez em sua vida, se for capaz.

4 – O que acontece no Ramadã?

Crédito: www.journeymart.com
Crédito: www.journeymart.com

Durante o Ramadã os praticantes da religião deverão abster-se de comida, bebida e outros prazeres do amanhecer ao anoitecer. A remoção desses confortos da rotina diária tem o objetivo de colocar foco sobre a oração, a espiritualidade e a caridade, além de purificar o corpo e a mente. No final do dia, muçulmanos e não muçulmanos se reúnem para o “Iftar”.

5 – O que  é Iftar?

Crédito: www.khaleejtimes.com
Crédito: www.khaleejtimes.com

Iftar são as grandes refeições pós-jejum que começam quando o sol se põe no horizonte e pode durar até as primeiras horas da manhã, antes do nascer do sol. Geralmente, é celebrada com a família e amigos em uma grande e farta mesa cheia de gostosuras. 

Quer saber mais sobre Dubai? Visite a página www.destinodubai.com.br e siga as nossas redes sociais www.facebook.com/destinodubai,instagram.com/destinodubaibr e twitter.com/destinodubaibr