Conheça a cidade que vai banir definitivamente carros no centro
Cansado de poluição e engarrafamentos, o governo de Oslo, capital da Noruega, decidiu tomar uma atitude radical. Vai banir definitivamente a circulação de carros na região central. A medida, no entanto, está prevista para começar a vigorar em 2019.
Até lá, o governo promete criar ações para incentivar o uso de bicicletas, impulsionar os investimentos em transporte público e construir 60 quilômetros de ciclovias.
- 3 lugares para viajar sozinha no Brasil que você ainda não pensou
- Argentina em 5 dias: tudo o que você precisa conhecer
- Decoração de Natal do Shopping Center Norte celebra os seus 40 anos e a conexão com a Zona Norte
- Veio para São Paulo no feriadão? Então conheça 10 museus na cidade que dá para visitar usando apenas o metrô
O objetivo é tornar o centro da cidade livre de carros e a sua atenção voltada para pedestres e ciclistas. O governo local acredita que a medida será benéfica para o comércio e turismo. Apenas em situações específicas que os carros terão permissão para circular, como para transportar pessoas portadoras de deficiência e para abastecer estabelecimentos comerciais. Neste último caso, também haverá restrição de horários.
Com a medida, o governo acredita que irá reduzir em 50% as emissões de gazes de efeito estufa até 2020 em relação aos níveis de 1990. A cidade também pretende subsidiar a compra de bicicletas elétricas e reduzir o tráfego automóvel sobre a cidade como um todo em 20% até 2019 e 30% até 2030.
Até 2019, serão realizadas consultas públicas e estudos de experiências de fechamento temporário do Centro. Oslo tem 600 mil habitantes e quase 350 mil carros, porém a maioria dos proprietários de automóveis mora em regiões fora do perímetro central. Na região onde os carros serão banidos moram cerca de mil pessoas, no entanto quase cem mil pessoas passam pelo Centro a trabalho.
Outras cidades também seguem o mesmo caminho de Oslo. Um exemplo é Madri, que também pretende banir definitivamente carros no Centro até 2020. Em Milão, quem opta em deixar seus carros em casa são beneficiados com vouchers do governo para usar o transporte público. Em Copenhagen, desde os anos de 1960 existem zonas exclusivas para pedestres.
Gostou? A aproveite para curtir nossa fanpage no Facebook e visitar nosso blog