Conheça a esplêndida cobertura de vitrais do Cosmovitral

Jardim botânico no México chama a atenção por sua cobertura formada por 500 mil peças de vitrais

Abandonado por quase meia década, o espaço onde funcionava um mercado na cidade de Toluca, no México, escapou de ser demolido e ganhou vida e cores graças a um artista local.

Quando o mercado foi desativado, em 1975, Leopoldo Flores elaborou um projeto para salvar o prédio histórico em estilo Art Nouveau construído em 1910. Ele conseguiu convencer o prefeito a revitalizar o local e transformar em um jardim botânico totalmente coberto por vitrais.

O Cosmovitral fica em um prédio histórico em estilo Art Nouveau construído em 1910

Batizado de Cosmovitral –fusão das palavras cosmos e vidro, em espanhol–, a obra levou quatro anos para ser concluída. Mas sua suntuosa cobertura de vitrais só ficou pronta em 1990.  A estrutura do edifício teve de ser reforçada para suportar as 500 mil peças utilizadas nas paredes e na cobertura.

O espaço reúne 71 obras criadas pelo próprio Leopoldo Flores e seu jardim serve de abrigo para mais de 500 espécies de plantas de todo o mundo, incluindo lírios, rosas, orquídeas raras mexicanas, assim como ciprestes e samambaias. Há também árvores e arbustos, como a araucária do Chile, amaranto do Brasil e árvores de tulipa da China.

O vitral “Homem Sol” representa a humanidade em harmonia e equilíbrio com os céus

Uma das peças que mais chamam a atenção de quem visita o lugar é o “Homem Sol”, um enorme vitral de um homem em chamas que representa a humanidade em harmonia e equilíbrio com os céus.

Por ainda ser uma atração pouco conhecida dos turistas estrangeiros, a maioria dos visitantes do Cosmovitral são mexicanos.

Via My Modern Metropoles