Conheça a fábrica da cerveja Guinness, na Irlanda
A Guinness Storehouse foi uma instalação de fermentação de 1904 a 1988. Hoje em dia é uma experiência dedicada à fabricação de uma das cervejas mais famosas do mundo. O visitante que embarca nesta jornada conhece cada processo de fabricação de cada pint e muito da história dos 250 anos desta marca.
No começo desta incrível viagem na fábrica da Guinness, logo no átrio é possível ver o contrato original que Arthur Guinness assinou em 1979. Este contrato possui validade de 9 mil anos.
Também no átrio, há uma “lojinha” onde dá para comprar praticamente tudo da Guinness, desde alimentos até roupas e os mais variados presentes. Foi aí que eu resolvi pegar um guia de áudio gratuito e seguir em frente no passeio, conhecendo um pouco melhor os quatro ingredientes básicos: cevada, lúpulo, levedura e água.
No primeiro andar, o mestre cervejeiro mostra todo o processo de fabricação da cerveja, transporte e tanoaria. Pude conhecer o antigo ofício de fabricação, antigos maquinários e meios de transportes através de objetos conservados e vídeos antigos. E o meu desejo por tomar uma Guiness só aumentava.
Uma dica importante: não deixe de pegar o audio guide, ele torna a visita muito mais interessante e completa.
A publicidade da Guinness
Nesta seção eu pude me maravilhar um pouco, pois sou apaixonado por esse tema. Tão apaixonado que até me formei em publicidade e propaganda. Em fevereiro de 1929, o primeiro anúncio apareceu na imprensa britânica com o slogan: Guinness is good for you. A partir daí iniciou-se uma tradição que deu origem a muitos tipos de patrocínios, como por exemplo, o Livro dos Recordes.
A história da marca também é contada através da harpa e dos animais, uma menina para os meus olhos. Foi então que eu vi os comerciais antigos para televisão e pude constatar que não é necessário ser um publicitário para se encantar com propagandas antigas, visto que muita gente se acumulava no local.
Então chegou a hora de explorar os sentidos, experimentar cada um dos ingredientes e entender tecnicamente a produção da cerveja. A foto abaixo mostra o mestre cervejeiro explicando como cada ingrediente age no paladar e no olfato. Uma experiência incrível para os apreciadores de cerveja.
Ao fim do tour pela fábrica, chego finalmente ao bar panorâmico para degustar com mais sabedoria o pint mais famoso do mundo. Eu já tomei muitos pints de Guinness na minha vida e em vários países diferentes, mas tomar um pint de Guinness direto da fonte não tem comparação, ainda mais com uma vista para toda a cidade de Dublin, uma cidade que eu aprendi a amar como se fosse minha cidade natal.
Acredito que devo repetir experiências similares ao longo da minha vida, mas essa com certeza ficará marcada para sempre na minha memória. Toda a Guinness que eu tomar de agora em diante terá um novo sabor e a cada gole, enriquecida com um pouco mais de história aprendida nessa visita.