Conheça a história de Herivelto Martins

10/08/2014 22:16

Herivelto de Oliveira Martins participa do programa “Ensaio”, da TV Cultura, em 1990, com 78 anos – dois anos antes de falecer. Nesta edição, o compositor relembra sua infância, seu início na música, suas primeiras composições e parcerias na música, além de cantar algumas de suas canções famosas.

Seu primeiro instrumento foi um reco-reco, o qual tocava com o conjunto amador do pai, que era funcionário público e flautista nas horas vagas. Por causa da má condição financeira de sua família, Herivelto trabalhou desde os 12 anos de idade. Aos 18, decide sair de casa e seguir o sonho de traçar uma carreira artística.

Em 1932, em parceria com J.B. de Carvalho, consegue lançar sua composição “Da Cor do Meu Violão”, homenagem a uma namorada que seu pai detestava por ser “escura demais para ele”, conta.

Na conversa intimista, o compositor relata a formação da dupla Preto e Branco, da amizade com Francisco Sena e Nilo Chagas e da parceria com Dalva de Oliveira – sua segunda mulher, com quem viveu um divórcio conturbado e regado a músicas de “guerra”. Os três acabam tornando-se o Trio de Ouro.

Entre as canções cantadas no programa, destacam-se “Praça Onze”, que escreve com Grande Otelo e abre a entrevista, “Que rei sou eu”, com Valdemar da Ressurreição, “A Lapa” e “Acorda escola de samba”, com Benedito Lacerda.

Assista: