Conheça cafés pelo mundo para amantes de gatos
Por Eduardo Vessoni, do site Viagem em Pauta
Eis dois elementos capazes de relaxar até o mais estressado dos clientes: café e gatos. E que tal se juntássemos os dois em um mesmo ambiente?
Criados em 1998, em Taiwan, e rapidamente difundidos no Japão, os ‘cat cafes’ (algo como ‘café de gatos’, em português) têm se proliferado pelo mundo com a mesma rapidez que felinos sobem em árvores ou em circuitos grudados nas paredes.
- Emily in Paris: 3 cenários da série você precisa conhecer
- 4 dias, solteiro e em Cartagena: roteiro para quem quer curtir e relaxar
- 7 lugares românticos para viajar em São Paulo
- 3 destinos brasileiros ótimos para viajar em setembro e você nem imagina
Estes curiosos estabelecimentos encontrados em países da Europa e da Ásia, onde o Japão abriga mais de 150 lojas do gênero, são cafés em que os clientes podem pedir bebidas quentes, lanches e até refeições, e são acompanhados de gatos que vivem soltos em ambientes que, geralmente, abrigam animais para adoção.
O acesso a esses locais é, geralmente, cobrado por hora e o cliente paga de acordo com o tempo que permanecer no estabelecimento.
No caso, do ronronar felino paralisar o cliente amante de gatos, deve-se pagar pelas horas extras. No Japão, por exemplo, 60 minutos de afagos e (com sorte) até uma massagem nas costas feita por algum gato dedicado custa cerca de nove dólares.
E para os mais assépticos, os proprietários garantem a saúde e a limpeza locais com regras rígidas como avaliação veterinária frequente e a proibição da saída de gatos à rua ou a circulação por áreas da cozinha.
Madri
Considerado o primeiro e único café de gatos da capital espanhola, o La Gatoteca é administrado por uma ONG que abriga animais sem lar que podem ser adotados pelos clientes. No local é possível tomar um café acompanhado pelos gatos que vivem soltos à espera de adoção.
O café conta também com o Club del Gato com atividades educativas, terapêuticas e lúdicas relacionadas ao mundo dos gatos, assim como cursos e palestras sobre cuidados com os felinos, terapias para portadores de deficiência física e até ioga com gatos.
Viena
Considerado um dos primeiros cat cafés da Europa e o primeiro do gênero na Áustria, o Café Neko abriga cinco gatos provenientes de abrigos de animais, em Viena, e podem ser vistos escalando os 20 metros de paredes exclusivos para eles.
O local serve cafés, bolos caseiros, chá e sucos.
Londres
No Lady Dinah’s Cat Emporium, localizado na capital da Inglaterra, o cliente pode tomar o tradicional chá inglês acompanhado de um (ou de todos) os gatos disponíveis no local para adoção.
Turim
Localizado na Itália, o Neko Café é um bistrô com cardápio variado no almoço e jantar, além de um bar com coquetéis com música ao vivo.
O local é considerado o primeiro do gênero em toda a Itália.
Munique
O Cafe Katzentempel está localizado na capital da Baviera, na Alemanha, e tem cardápio voltado para vegetarianos e veganos.
O local abriga seis gatos que vivem soltos e podem ser vistos em passeios pelos circuitos aéreos exclusivos para felinos.
Budapeste
O Cat Cafe Budapest é um espaço comunitário para que os clientes entrem em contato com mais de dez gatos, em uma área de 300 m².
No cardápio, além dos gatinhos disponíveis para serem acariciados, os clientes contam com 15 tipos de chás e cafés, bebidas quentes a alcoólicas, refrigerantes, bolos e sanduíches.
San Diego
Muffins, croissant e chocolate são alguns dos produtos que podem ser pedidos no The Cat Café, localizado no sul da Califórnia e equipado com coffee shop e área para adoção de gatinhos.
Chiang mai
Com decoração assinada por artistas tailandeses e estrangeiros, o Catmosphere Cat Café fica em Chiang Mai, no norte da Tailândia, e abriga gatos soltos que podem interagir com os clientes que frequentam esse local onde é possível provar cafés e pratos caseiro.