Conheça Giant’s Causeway, um paraíso na Irlanda do Norte

05/02/2015 13:56 / Atualizado em 06/05/2020 18:40

 
 
Somos Bruna e Renato, do blog Road For Two. A Irlanda do Norte foi um dos 18 países que visitamos no nosso mochilão pela Europa e você pode conferir mais da nossa viagem também pela nossa página no Facebook.

 
 

Não dá pra falar da Irlanda do Norte sem falar de Giant’s Causeway (Calçada dos Gigantes), um lugar onde a natureza mostra toda sua graça e beleza da forma mais poética possível: mais de 4o mil colunas de pedras hexagonais, resultado de intensa atividade vulcânica ocorrida há milhares de anos atrás, pedras essas que se estendem até o mar, formando um cenário inacreditável. Localizada na costa da Irlanda do Norte, foi declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1986 e é reserva natural desde 1987.

 
 

As rochas estão dispostas da forma com estão graças à atividade vulcânica de mais de 60 milhões de anos atrás, que fez com que a rocha derretida subisse pelas fendas de calcário, se solidificando ao entrar em contato com o ar. Esse processo acabou dando forma às rochas de basalto que hoje dão o toque final à costa Irlandesa.

Porém, há uma lenda que diz que o lugar se formou quando um gigante chamado Finn MacCoolqueria enfrentar Benandonner, um gigante escocês. Só que não haviam embarcações grandes o suficiente para promover esse encontro, então MacCool contruiu uma calçada que ligava os dois países utilizando pedras. Foi então que Benandonner aceitou o desafio e veio pela calçada. Quando ele estava perto, a mulher de MacCool percebeu que ele era muito maior e mais forte que seu marido e então teve uma idéia: vestiu o marido com roupas de bebê. Quando Benandonner chegou até a casa de MacCool e viu aquele bebê enorme, pensou: “Se o bebê é desse tamanho, imagina o pai!”, e fugiu para a Escócia. Mas a história não acaba por aí: a fim de evitar que fosse seguido por MacCool, Benandonner foi destruindo a calçada à medida que avançava e o que restou dela é o que está presente na costa.

 
 

Uma das formas mais fáceis de chegar até lá é indo com o tour que sai de Belfast todos os dias pela manhã, que foi o que fizemos. Pelo caminho conhecemos mais lugares da Irlanda do Norte, como o Carrick-a-Rede Rope Bridge (Ponte de Corda), almoço na destilaria Bushmills e as ruínas do Castelo de Dunluce, considerada uma das maiores ruínas da era medieval do país.

 
 

Um outro ponto positivo do tour que fizemos, foi que tivemos o privilégio de ouvir várias histórias da região, contadas por um guia nativo. E bater um papo com os norte-irlandeses é uma das melhores coisas pra se fazer em uma estadia por lá, já que são considerados o povo mais feliz e receptivo do mundo! O carisma e a simpatia deles não passa despercebido e contagia!