Conheça o Carnaval do Uruguai, o mais longo do mundo
Ok, o Brasil é o país do Carnaval. Mas só o Uruguai pode dizer que tem o Carnaval mais longo do mundo. Além de durar 40 dias, essa experiência surpreende em todos os sentidos. É bem organizado, tem um clima contagiante e, o que mais chamou a nossa atenção, é um carnaval consciente. Acontece entre os meses de janeiro e março em todas as regiões, e também é um momento de passar a limpo a situação atual do país. Da política ao futebol.
Os grupos de murga são a principal atração e conhecer essa expressão cultural foi uma experiência mágica pra nós. Cada grupo faz uma retrospectiva cantada do ano que passou, sempre com muita dança, crítica e humor. É um carnaval completamente diferente do nosso, mas é pura arte e alegria. E existem duas maneiras de viver essa experiência em Montevidéu: no Teatro de Verano ou nos tablados populares, que explicamos aqui.
O primeiro é o grande templo do carnaval, onde acontecem os concursos e todos os espetáculos são transmitidos pelo principal canal de tv do país. Mas, foram os tablados que conquistaram os nossos corações.
- Argentina em 5 dias: tudo o que você precisa conhecer
- Carnaval 2025: 5 lugares tranquilos para fugir da folia e relaxar
- Ano novo em Colônia del Sacramento: conheça os prós e contras dessa escolha
- Réveillon: curtir ano novo no Uruguai é escolha inteligente ou furada?
Durante os 40 dias de carnaval, cada grupo de murga se apresenta todas as noites em três tablados diferentes, com o objetivo de chegar a todas os bairros e classes sociais. Tablados são espaços comunitários, como clubes e estádios, que se transformam em teatro para receber os artistas e a população. É uma intensa maratona de espetáculos encarada com muita garra e amor pela cultura do país.
Você pode pegar um táxi ou ônibus e ir até um tablado por conta própria. Mas, a gente recomenda fortemente que você encontre uma murga no seu local de ensaio, pegue carona no seu ônibus e acompanhe esse grupo por uma noite de espetáculos. Eles adoram levar estrangeiros para viver a experiência dos tablados de dentro. É só dizer que você é turista e está muito interessado em conhecer melhor essa arte.
Os artistas vão ensaiando suas músicas no ônibus no maior alto astral, felizes da vida por viverem mais uma noite de carnaval. E você ali, sentindo aquela vibração e entendendo porque tantos uruguaios amam a murga. A gente viveu duas noites nos tablados, com a La Gran Muñeca e a Falta y Resto. Foram experiências muito genuínas e cheias de magia.
De um jeito ou de outro, o ingresso é bem acessível. Apenas R$10.
Outra maneira bem autêntica de conhecer a murga é indo aos ensaios dos grupos, que acontecem de novembro a janeiro. A gente foi no treino da La Gran Muñeca e foi uma noite muito rica e descontraída. O pessoal nos recebeu muito bem.
Confira o nosso vídeo sobre a murga uruguaia e comece a imaginar a sua experiência no carnaval mais longo do mundo.
https://www.youtube.com/watch?v=UFH3wJd7TEk
Descubra o endereço dos principais tablados de Montevidéu.
LOCAIS DE ENSAIO DAS MURGAS
Murga La Gran Muñeca
Club La Isla: Rua Michigan, 1359, bairro Malvin – Montevidéu. Quase na esquina com a Rambla.
Murga Falta y Resto
Club AUTE: Agraciada, 2463 – Montevidéu.
Confira mais dicas do Uruguai no nosso site ou no Facebook.