Conheça sete pratos tradicionais de Páscoa na Europa
Se inspire na culinária europeia para preparar diferentes pratos tradicionais nesta Páscoa
Os pratos tradicionais da Páscoa mostram como a data é comemorada de um jeito diferente nos mais variados países. No Brasil, o almoço de domingo é, em especial, à base de peixe e a sobremesa fica por conta dos ovos de chocolate deixados pelo coelhinho.
Em outros países, porém, os costumes são outros. No lugar do almoço, surgem pratos doces e salgados preparados especialmente para a Páscoa. Mais que um contato cultural, conhecer essas receitas é uma ótima oportunidade para incrementar o cardápio de domingo.
O site Skyscanner listou sete receitas europeias saborosas. Delicie-se com as imagens abaixo.
- Argentina em 5 dias: tudo o que você precisa conhecer
- Ilha de Páscoa: conheça a fascinante história por trás das estátuas gigantes
- Stonehenge foi criada por alienígenas? 4 teorias sobre o monumento que irão te deixar de queixo caído
- 5 atrativos para conhecer na região portuguesa do Alentejo
Cordeiro de Páscoa (Alemanha)
Como em muitos outros países, o cordeiro é protagonista durante a Páscoa alemã, mas não da forma tradicional. O Cordeiro Pascal é um doce típico, preparado de diferentes maneiras, de acordo com a região onde é servido.
A data é comemorada com a família, parentes e amigos, que se unem para saborear outras guloseimas tradicionais como o brioche, ovos cozidos coloridos e pratos modernos para o almoço, como várias omeletes.
Cordeiro Assado (Inglaterra)
Quem vai passar a Páscoa na Inglaterra deve saber que o Cordeiro Assado à Primavera é o prato principal da data. A carne é seguida de uma deliciosa sobremesa, com brownies de ovo –de chocolate– com recheio de creme que derrete na boca.
Colomba Pasquale (Itália)
Na Itália católica, a Páscoa é celebrada em grande estilo e conta com a Colomba Pasquale como principal guloseima –ela lembra um panetone. Sobre a origem da receita, existem várias lendas, mas a única certeza é que a receita faz parte das tradições pascais há séculos.
O bolo doce é cozido com laranja ralada e casca de limão e também tem frutas cristalizadas, passas e amêndoas na massa.
Kulich (Rússia)
Na Rússia ortodoxa, há também inúmeros pratos de Páscoa, um deles é o famoso kulich (Кулич), que lembra um panetone, só que muito mais elaborado e colorido com uma calda branca e diferentes confetes.
Outro prato tradicional simboliza o “Cristo ressuscitado” pintado uma abreviação da escrita hebraica –o Pas’cha (Пасха), feito de queijo cottage, creme de leite, manteiga, açúcar e ovos. Existem muitos bolos deliciosos diferentes na Rússia que devem ser provados por qualquer turista.
Torrija (Espanha)
A Páscoa é um feriado importante na Espanha e além das celebrações que acontecem ao longo da semana, há também pratos tradicionais para a ocasião.
Um deles é a Torrija, que são fatias de pão frito em uma panela com azeite no leite, vinho, mel, especiarias e ovos, receita muito parecida com a nossa rabanada.
A sopa de alho e os pescados também fazem parte do cardápio. Entre os doces, os mais famosos são os Buñuelos –bolas de massa com anis– e La Mona de Pascua, um bolo tradicional da Catalunha, decorado com flocos de amêndoas, ovos cozidos coloridos e outros enfeites.
Le Gigot d’ Agneau Pascal (França)
Na França, também há cordeiro na Páscoa, mas de um jeito diferente: aqui, a perna de cordeiro com alho, sal, pimenta e azeite (se quiser, ervas provençais e alecrim pode adicionar) é cozida no forno. O prato é tradicionalmente consumido com feijão verde e batatas cozidas.
Mazurek (Polônia)
A Polônia também pode ser descrita como um país católico e a Páscoa é, naturalmente, uma data importante. A tradição inclui pratos como Pasha, que é muito semelhante ao bolo russo, mas tem também o Mazurek, um bolo de folha fina, com a parte inferior feita de massa de pastel e seguida de uma segunda camada de massa. O conjunto é então coberto por geleia e chocolate.
A receita muda bastante e não há limites para a criatividade durante o preparo.