Conheça um dos templos budistas mais belos da Tailândia

Em parceria com Outsiders Brazil
27/05/2015 15:04 / Atualizado em 28/05/2015 17:27

O casal Paula Guimarães e Renan Baptista, do blog Outsiders Brazil, visitou no norte da Tailândia o templo mais espetacular de todo o país. Wat Rong Khun é também conhecido como White Temple ou simplesmente o Templo Branco. É um templo budista projetado e construído pelo artista tailandês Chalermchai Kositpipat.

O templo começou a ser construído em 1997 e só será concluído em 2070. Em 2014 um terremoto atingiu a cidade de Chiang Rai onde se encontra o Templo Branco e destruiu quase que totalmente o templo budista.

Templo Branco em Chiang Rai
Templo Branco em Chiang Rai

Apesar de ser um templo privado o artista não cobra a entrada para visita, o lugar é aberto ao público todos os dias da semana até as 18 horas com pausa apenas no horário de almoço. Após o terremoto diversas entidades privadas enviaram ajuda para que o artista não desistisse do sonho de terminar a linda obra contemporânea e nada convencional para os padrões budistas.

Templo Branco em Chiang Rai
Templo Branco em Chiang Rai

O artista aplicou o conceito da passagem do inferno para o paraíso. Para entrar no templo (que é a morada de Buda e portanto o paraíso) é preciso passar por uma ponte que simboliza o abismo do inferno, repleto de inúmeras esculturas de braços que tentam escapar do inferno ou puxar aqueles que passam por ali.  Tudo isso simboliza aqueles que não conseguiram se desvencilhar de sentimentos como o apego material, a

Aqueles que não conseguiram escapar do inferno.
Aqueles que não conseguiram escapar do inferno.

Fotos são permitidas apenas do exterior do lugar, não se pode tirar fotos dentro do templo. Mas uma vez dentro do templo você encontrará de cara a figura de Budha atingindo o nirvana e na parede oposta você será recebido por elementos contemporâneos da sociedade ocidental. Um mural com diversas figuras como o Batman, Superman, as pirâmides Maias, E.T e até Neo em Matrix (o ator Keanu Reeves) pode ser encontrado em um misto que seria um manifestação contemporânea sobre o ‘bem’ e o ‘mal’ sob a ótica do artista.

Os guardiōes do paraíso.
Os guardiōes do paraíso.

O Templo Branco é totalmente diferente de qualquer outro templo na Tailândia e mesmo que você esteja farto de visitar templos por aqui este vale totalmente a pena.

Templo Branco em Chiang Rai
Templo Branco em Chiang Rai

E para finalizar o capricho do artista ao pensar nos visitantes. Parece um templo, mas é só o banheiro.

Banheiro no Templo Branco
Banheiro no Templo Branco

Quem quiser pode acompanhar a viagem do casal pelo site ou pelo  facebook.com/OutsidersBrazil