Conhecendo os melhores estádios da Europa
Não é de hoje que quem acompanha minhas publicações lá no DPB Intercâmbio percebeu minha paixão pelo futebol. Nunca escondi minha admiração pela arte criada pelos ingleses (e aprimorada por nós, brasileiros). Por isso, venho mantendo uma série chamada Mochilão Boleiro, para os que, assim como eu, são amantes do esporte e sonham conhecer os principais estádios da Europa e do mundo.
Aproveitando o clima de Eurocopa que invadiu o Velho Continente recentemente, trago um pouco sobre os principais estádios europeus que já citei por aqui. Confere só:
The Old Trafford – O Teatro dos Sonhos
- Argentina em 5 dias: tudo o que você precisa conhecer
- Conheça 5 apps para acompanhar futebol
- 3 dias em Buenos Aires: Tudo que você não pode deixar de ver
- Conheça o melhor da Argentina em 5 dias: um roteiro inesquecível
Casa do tradicionalíssimo clube inglês Manchester United, o Old Trafford vem sendo utilizado pelo principal time da cidade por mais de 100 anos desde a sua fundação, em 1910.
Com capacidade para mais de 75 mil espectadores, o Teatro dos Sonhos é um dos principais palcos to futebol mundial.
O estádio Vicente Calderón é daqueles que enche os olhos de qualquer saudosista e entusiasta do futebol. Um dos primeiros estádios da Europa a ter todos os seus lugares cobertos por assentos, o lugar respira futebol e se torna uma verdadeira caldeira quando seus atletas entram em campo.
Tive a oportunidade de assistir a um jogo dessa temporada da Champions por lá, foi o confronto das oitavas entre Atlético de Madrid e PSV e posso garantir uma coisa: aqui o futebol respira!
Signal Iduna Park – a casa da muralha amarela alemã
Uma das últimas reservas morais do futebol mundial, o Signal é marcado pela sintonia vibrante entre torcida e time, que quando a bola rola tornam-se um e fazem um barulho ensurdecedor que intimida qualquer time que ouse enfrentar o time da casa.
São mais de 80 mil vozes que a cada jogo fazem das arquibancadas um espetáculo sensacional com seu conhecido mosaico.
Stamford Bridge – O império russo no centro de Londres
Um dos mais emblemáticos e tradicionais estádios da Terra da Rainha não é, nem de longe, comandado por ela. Quem dá as rédeas dos Blues desde junho de 2003 é o russo Roman Abramovich, quando desembolsou 210 milhões de euros pelas ações do time.
Roman transformou o tradicional clube londrino numa potência mundial, e colocou de vez a bandeira dos Blues entre as mais tradicionais do esporte.
Talvez o estádio que mais tenha visto troféus serem erguidos em suas dependências nos últimos anos, a casa do Barcelona é exagerada em tudo. Absolutamente tudo por lá é grandioso, o campo, a estrutura, história, equipe, conquistas…
Este é o quinto maior estádio de clubes do mundo e o maior da Europa.
A imponência do Santiago Bernabéu
Não tinha como citar o Barça sem citar seu principal rival logo na sequência, o Estádio Santiago Bernabéu, antes chamado de Estádio Charmatín, é uma das maiores e mais imponentes obras do futebol moderno.
Um dos mais famosos estádios da Europa, que hoje tem capacidade para mais de 81 mil pessoas, já foi casa dos principais jogadores do mundo, e tem sua esquadra liderada por ninguém menos que o português Cristiano Ronaldo.
Anfield Stadium e a tradição do futebol inglês
O Anfield foi inaugurado em 28 de Setembro de 1884 e é hoje a casa da tradicional equipe do Liverpool. Esqueça tudo o que você já viu sobre grandes arenas, estádios gigantes, arenas multiuso e tudo mais, no Anfield você encontrará o que ele desde sua inauguração se propõe a entregar: um Estádio de Futebol.
Com sua arquibancada mais parecendo uma extensão do banco de reservas, a tradicional canção dos fanáticos ingleses “You’ll never walk alone” não poderia fazer mais sentido do que nesse local.
Celtic Park – O estádio com a melhor atmosfera do mundo fica na Escócia
E olha que a afirmação acima nem é minha, e sim de ninguém menos que Lionel Messi que disse: O Celtic Park é um lugar difícil para jogar, nunca é fácil conseguir resultado lá. Sabíamos que encontraríamos dificuldades lá no sorteio. Mas todos que estiveram envolvidos nos jogos contra o Celtic querem voltar. É a melhor atmosfera que já vi na Europa e quero voltar lá.
Casa do Celtic Football Club, o estádio fica localizado em Parkhead, na área centra de Glasgow, na Escócia é o segundo maior estádio de futebol de todo o Reino Unido, atrás apenas do Old Trafford (que falei no início do texto).
Obviamente ainda faltam muitos estádios aqui na lista. Quis falar apenas dos que já visitei, mas garanto que ainda virão mais alguns na sequência. E vocês, já visitaram os estádios da Europa? Faltou algum na lista?
Por João Marcos, via DPB Intercâmbio