Convento da Penha, um dos cartões-postais do Espírito Santo
A cidade de Vila Velha é o município mais antigo do Espírito Santo. Foi lá onde Vasco Coutinho descobriu o Estado.
O Convento de Nossa Senhora da Penha, é hoje o principal cartão postal do Espírito Santo. Situado no bairro Prainha, o lugar atrai visitante de todos os lugares e religião.
- 6º Santos Film Fest divulga programação completa com quase 90 filmes
- As belezas de um passeio a pé pelo centro histórico de Curitiba
- Um passeio pelas igrejas de São João Del Rei em Minas Gerais
- Samba que lá vem história: blocos que têm muita coisa pra contar
Segundo a lenda, o frei Pedro Palácios desembarcou na cidade em 1958 trazendo consigo o painel de Nossa Senhora das Alegrias com o menino Jesus. O frei resolveu então abrigar o painel numa gruta conhecida como Gruta do Frei Palácios. O painel sumiu por 3 vezes em seguidas, sendo reencontrado em cima do penhasco. Isso foi entendido como uma mensagem da santa para o frei.
E foi naquele penhasco, que em 1562, foi iniciada a construção da capela dedicada a São Francisco de Assis. Anos mais tarde, a capela recebeu a imagem da Nossa Senhora da Penha vinda de Portugal.
No mês de abril é realizado homenagens à santa padroeira, com missas e procissão de homens e mulheres que reúne mais de 100 mil pessoas de todo o país.
Em cima de um penhasco com 154 metros de altura, perto do mar, rodeado pela Mata Atlântica, o convento da Penha é atualmente é um dos santuários mais antigos do país.
Existem duas opções de caminhos: A ladeira de Penitência (somente para pedestres) e a ladeira para os veículos, mas que o pedestre pode ir também, porém, ela é muito mais longa.
Para quem for de carro, pode subir tranquilamente pela estrada e ainda usar o estacionamento gratuito. Nos fins de semana que costuma ter disputas por vagas. Há opção de van que sai de 15 em 15 minutos com um precinho bem legal (preço médio de R$ 5, ida e volta).
Durante todo o dia, existem celebrações de missas mais curtas na igreja.