Dalai Lama completa 80 anos com 3 dias de celebrações nos EUA
A Cúpula Mundial da Compaixão, que acontece na Califórnia (EUA), será o palco de três dias de comemorações bastante disputadas: a celebração de aniversário do Dalai Lama, que hoje (6) completa 80 anos.
Milhares de simpatizantes do líder espiritual do Tibete participam do evento, que tem como lema “a compaixão é o presente definitivo de aniversário”.
Ontem, na conferência de abertura, o Dalai Lama falou sobre o despertar da compaixão. Hoje serão duas palestras, uma sobre as mudanças climáticas e outra intitulada “Sabedoria, visão e experiência”, com a participação de outros ganhadores de Nobel _ o líder religioso recebeu o Nobel da Paz em 1989. Na terça (7), último dia do evento, o tema será a liderança da juventude.
- Após declarações machistas, Dalai Lama se desculpa
- Casal brasileiro roda 7.000 km pelo Tibet e parte da China
- 7 lugares incríveis da Índia que você deveria conhecer
- Em vídeo, papa, dalai lama e rabinos pedem que fiéis sejam amigos
Tenzin Gyatso é considerado a 14ª reencarnação de Dalai Lama e, em 1959, após a invasão da China, foi orientado a fugir do Tibete. Da cidade de Dharamsala, na Índia, onde mora até hoje, ele construiu o governo tibetano do exílio, além de instituições religiosas e educacionais, como uma forma de manter unida sua comunidade.
Também passou a lutar pelos direitos de seu povo e a divulgar mundialmente a mensagem do valor da paz. O tibetano já recebeu mais de cem títulos de doutor honoris causa.
As tentativas do líder religioso de negociar com a China uma solução pacífica para o conflito fracassaram. Hoje as celebrações de aniversário do Dalai Lama em sua terra natal devem ser proibidas. Segundo a rede americana de TV NBCNews, houve reforço de segurança em pontos turísticos ligados ao líder, como mosteiros.
Entre as várias frases do aniversariante, eis uma sobre o envelhecimento: “Viva uma vida boa e honrada. Assim, quando você ficar mais velho e pensar no passado, poderá obter prazer uma segunda vez”.