De carona, francês visita 71 países sem gastar com transporte

Jérémy Marie pegou carona de carro, trem, trator, navio, avião e até no lombo de uma mula

Durante cinco anos e cinco meses e cinco dias, o francês Jérémy Marie, 29 anos, viajou por 71 países sem gastar um centavo com transporte. Todo o trajeto, de 180 mil quilômetros, foi feito pegando carona.

Jérémy pegou carona de carro, trem, moto, caminhão, trator, navio, barco a vela, avião e até no lombo de uma mula. No total, foram 1.752 veículos.

Segundo Jérémy, o maior desafio foi conseguir carona em um avião para ir da Austrália para a Indonésia. Ele conta que enviou centenas de e-mails para companhias aéreas até receber uma resposta positiva da Air Asia, que lhe deu um bilhete para ir de Darwin a Bali.

Com toda a viagem, Jérémy gastou cerca de € 14 mil (algo em torno de R$ 37 mil), bem menos do que gastaria em 5 anos vivendo na Europa.

Se tiver pensando fazer o mesmo e quiser uma dica, Jérémy aponta Chile, Nova Zelândia, Nicarágua e Malásia como os países mais acessíveis para caroneiros. Estados Unidos, por uma questão cultural, mas também de proibição de pedir carona em alguns Estados, e o próprio Brasil, pelo receio das pessoas em partilhar o veículo com um estranho, por conta da insegurança e violência, são dois dos mais difíceis.

A aventura, que começou em outubro de 2007 e terminou em meados de março, está registrada no site Tour du Monde en Autostop (Volta ao Mundo de Carona, na tradução livre) e virou um livro, intitulado “Volta ao Mundo em 1980 Dias”.

No vídeo abaixo Jérémy conta a experiência de viajar o mundo pedindo carona (áudio em inglês).