Destino Brasil: Tiradentes tem igrejas barrocas e casarões coloniais preservados

O Viagem Livre e o Minube vão ajudar a programar suas próximas férias

wp-image-555577
Rua do Chafariz com seus casarões coloniais[/img]

A cidade leva o nome de seu personagem mais famoso, Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, líder da Inconfidência Mineira.

Entre os pontos turísticos, visitas ao centro e à Serra de São José são indispensáveis. A Igreja Matriz de Santo Antônio uma das mais belas basílicas de Minas Gerais está situada no alto da cidade, ponto de destaque na região. No interior da capela, obras de Aleijadinho em estilo rococó chamam a atenção logo na entrada.

Tiradentes tem uma boa oferta de restaurantes, pousadas, antiquários e lojas de artesanato. Vale a pena conhecer.

Segundo Renato, um dos usuários do Minube, “o poder do ouro deu à velha Tiradentes um dos mais belos acervos barrocos de Minas Gerais. Uma verdadeira preciosidade setecentista. Este acervo permaneceu escondido durante muito tempo –talvez por isso permaneceu preservado– e foi e está sendo redescoberto por visitantes do mundo inteiro”.

IGREJA MATRIZ DE SANTO ANTÔNIO

 

Dentre as igrejas de Tiradentes, a da matriz se destaca por sua beleza, em especial no interior. Seus altares têm talhas douradas, o coro é decorado com guirlandas de flores, há pinturas e entalhes rococós por todos os lados e atribui-se o projeto da fachada a Aleijadinho.

RUA DIREITA

 

Nela se encontra a antiga cadeia pública que hoje abriga o Museu de Arte Sacra e a Capela de Nossa Senhora do Rosário, além de lojas de artesanato local e ótimos restaurantes.

PASSEIO MARIA FUMAÇA

 

A viagem que leva a São João Del Rei é feita a bordo de uma locomotiva a vapor americana do início do século 20. São 12 quilômetros, percorridos em cerca de meia hora. A Maria Fumaça funciona somente nos finais de semana.

Toda semana o Viagem Livre e o Minube, rede social de viajantes, recomendam um destino para ajudar você a programar suas próximas férias.