Dez coisas que você precisa saber sobre Veneza

Entardecer na praça São Marcos, em Veneza (Itália)[/img]

Nos dias de hoje, o alto custo de vida está levando nativos às cidades vizinhas, mas eles ainda mantêm um espírito protetor para esta bela raridade do mundo. Descubra o que os venezianos querem que você saiba de Veneza.

1 – Tudo bem se perder pelas ruas
Regra geral: Se você não se perder, não está fazendo do jeito certo. Mesmo para os visitantes com GPS, mapas e guias, as ruas sinuosas de Veneza são para confundir qualquer um. Fique tranquilo, um morador pode te ajudar.

2 – Veneza tem sua própria linguagem
Ela pode ter uma longa e rica história, mas a Itália como a conhecemos tem menos de 150 anos. Então não é surpresa que dialetos e línguas regionais vivem ao lado da dominante italiana. O Veneto, ou Veneziano, é idioma distinta, então, não estranhe caso alguém te cumprimente com “ciao vecchio” (uma saudação que traduz aproximadamente a “oi meu velho”).

3 – Há um caminho certo para desfrutar de Veneza por água

 

Quando Veneza era a sua própria cidade-estado, a poluição da água foi um dos poucos crimes puníveis com a morte. Hoje, é uma parte sagrada e vital da cidade, mas que provoca uma série de danos. Quando for dar um passeio por Veneza, opte por barcos que respeitem o limite de velocidade (sim, hidrovias venezianas têm limites de velicidade), ou escolha os tradicionais barcos de madeira tendem a levá-lo mais lento do que os táxis aquáticos.

4 – Napoleão nunca foi perdoado
Quando o exército de Napoleão invadiu Veneza, após um cerco prolongado, fez de tudo o que podia para destruir a identidade e o espírito dos venezianos. Isso inclui a destruição de todos os leões (um leão alado é o símbolo de Veneza) que foram esculpidos e pintados em edifícios e pontes.

5 – Conviver com o “Acqua Alta”
O acqua alta (as marés excepcionalmente altas que invadem a cidade) pode ser uma visão estranha para os visitantes, mas para os habitantes locais, é um fato da vida. E como essa invasão das águas é comum em Veneza, foi criado apps que indicam onde o “acqua alta” está mais elevado (são os oi maré! Veneza e o Veneza marés).

 
Créditos: Iakov Kalinin
 

6 – Pare para observar o arcanjo
“Quando o arcanjo faz xixi na basílica, que dizer que vai chover.” O ditado local é tão colorido quanto ele é útil. Refere-se ao catavento (um Anjo Gabriel dourado) que coroa o topo da Torre Campanário na Piazza San Marco. Quando o anjo se volta para o nordeste e fica de frente a Basilica di San Marco, ele é tomado como um sinal de mudança de ventos e chuva vindo por moradores.

7 – Não ande entre as colunas
A maioria dos visitantes quando vão visitar a Piazza San Marco e a Piazzetta di San Marco ficam parados entre as colunas para observar ou fotografar a beleza arquetetônica de Veneza, isso quando não há nenhum vendedor ambulante nestes corredores. Sem contar com a enorme fila que é formado ali para conhecer o interior da Basílica. Mas o que ninguém sabe (ou sabia) é que estes corredores costumavam ser o lugar para as execuções públicas, e dão muito azar para quem fica ali (dizem os moradores).

8 – Amor a Região, não apenas a cidade
Toscana, Sicília, Umbria. Em algumas partes da Itália, as regiões são tão bem conhecidas como as cidades mais famosas. Mas Veneza tem muito tempo ofuscado sua província Veneto, que é uma pena para os visitantes. Montanhas, vinhedos e cidades medievais pontilham a paisagem além da cidade, oferecendo passeios para um dia memorável.

9 – Tomar café em pé
É muito comum você encontrar venezianos tomando café no balcão, em pé mesmo, nos vários restaurantes da cidade. Às vezes, é melhor do que ficar sentado. Em Veneza, não é apenas uma maneira de conviver com a cultura local, – é uma maneira de poupar algum dinheiro também.

10 – Experimente as especialidades gastronômicas


Spaghetti, lula tinta, risoto com camarão e abobrinha, sardinhas marinadas, e massas com fasioi (massas e feijão) mostram a criatividade do italiano na cozinha. O famoso tiramisu foi inventado na vizinha cidade de Treviso e encontrou um segundo lar feliz em Veneza.

Confira a história original em: Dez coisas que você precisa saber sobre Veneza de Christine Sarkis, colaboradora do SmarterTravel.