‘Diário de um Banana’ lidera procura em bibliotecas públicas em SP
Com 1.413 empréstimos contabilizados entre janeiro e abril deste ano (12 por dia, em média), os volumes 1 a 9 da série “Diário de um Banana, que já vendeu mais de 150 milhões exemplares no mundo todo, lideram o ranking de livros mais procurados nas bibliotecas municipais da cidade de São Paulo.
Abaixo da saga em quadrinhos escrita e ilustrada pelo norte-americano Jeff Kinney, aparece outra série, “Maze Runner”, de James Dashner, com 691 empréstimos (seis por dia).
A terceira colocação ficou com “Capitães de Areia”, romance do baiano Jorge Amado exigido pela Fuvest, com 487 empréstimos (quatro por dia).
- Biblioteca comunitária de SP inicia ação para ampliar público
- Conheça uma das bibliotecas mais antigas e suas relíquias na Irlanda
- Confira bons aplicativos para ouvir música no celular
É o que aponta levantamento feito pelo Fiquem Sabendo com base em dados da Secretaria Municipal de Cultura obtidos por meio da Lei Federal nº 12.527/2011 (Lei de Acesso à Informação).
De acordo com as informações disponibilizadas pela pasta, dos dez livros mais procurados ao longo dos quatro primeiros meses de 2016, apenas dois são de autores nacionais _ambos são indicações da Fuvest. (Veja, no infográfico abaixo, o título e o número de empréstimos de cada uma dessas obras.)
São Paulo possui 51 bibliotecas municipais; acervo tem 2,2 milhões de exemplares
Existem 51 bibliotecas municipais na cidade de São Paulo. Elas dispõem de um acervo com 2,2 milhões de exemplares.
De acordo com a prefeitura, em 2015, 835.921 pessoas foram às bibliotecas municipais da cidade. Foram realizados 536.632 empréstimos.
Pouco mais de 48 mil pessoas (0,4% da população da capital paulista) estão aptas a pegar livros emprestados na rede municipal de bibliotecas.