Dicas para conhecer a Chapada dos Veadeiros
Casal só Viagem – Cachoeira de Santa Bárbara[/img]
Quando ir:
- O ano todo. Porém no período de estiagem, de abril a setembro, o volume de água dos rios diminui, baixando os riscos de tromba d’água. Julho é a época mais movimentada, devido ao Encontro de Culturas. E maio a época mais florida.
Como chegar:
- Localizada ao norte do estado de Goiás, o aeroporto mais próximo da Chapada dos Veadeiros é em Brasília. Alto Paraíso fica 250 km da capital (mais ou menos 4hs de carro) pela rodovia GO-118 (veja mais!).
Veja + fotos de Chapada dos Veadeiros.
Circulando:
- Se possível alugue um carro, para conhecer suas principais atrações é preciso rodar bastante. De Alto Paraíso para Cavalcante são 82 km pelas estradas asfaltadas GO-118 e GO-241, fora o quanto você anda (em estrada de terra) para conhecer a região, como a cachoeira Santa Bárbara.
- De Alto Paraíso para a vila de São Jorge são 22 km por asfalto e 14 km em estrada de terra pela GO-239. Portanto além de rodar muito, as estradas não são boas.
Onde Ficar:
- É na vila de São Jorge, distrito de Alto Paraíso, que esta localizada a entrada do Parque Nacional da Chapa dos Veadeiros. O distrito possui diversas opções de hospedagens, desde campings (como o camping Tauia), pousadas e fazendas que abrigam cachoeiras, como a São Bento, que guarda as belezas de Almécegas.
- Em Cavalcante também há boas opções como o camping Estância Solar e a Pousada Sol da Chapada.
Onde comer:
- Na vila de São Jorge comemos muito no restaurante Flor do Cerrado, um restaurante self-service de comida caseira bem típica, uma delícia. Também fomos à pizzaria Lua de São Jorge, a qual tem uma pizza feita no forno à lenha que é espetacular.
- Em Alto Paraíso o restaurante Oca Lila é um dos melhores. Eleito pelo guia 4 rodas, sua especialidade é comida vegetariana.
- Já em Cavalcante comemos no restaurante e pousada Sol da Chapada, um restaurante simples, mas de comida muito bom.
O que Levar:
- O sol bate muito forte na região, mesmo no inverno. Portanto indicamos levar filtro solar, chapéu, óculos escuros, protetor labial e um soro fisiológico (pode ser que o nariz sangre, por causa do clima seco).
- Se for inverno, pegue uma roupa de frio. Apesar do calor durante o dia, a noite a temperatura cai drasticamente, chegando próximo dos 10 graus.
- Leve um tênis confortável, algumas trilhas são longas. E repelentes, principalmente para quem for acampar. E não se esqueça, é claro, da câmera fotográfica!
Veja + fotos de Chapada dos Veadeiros.
Alguns Cuidados:
- Dirija com atenção! A maior parte das estradas é de terra, levanta muita poeira, tendo horas que fica difícil enxergar. Além de serem cheias de buraco.
- Tenha cuidado nas trilhas. Muitas vezes pode estar escorregadio, ou com alguma pedra solta, além de ter bichos. A região possui muitas cobras, escorpiões e aranhas. Há avisos por toda parte.
- Verifique sempre onde coloca seu pé e sua mão (vimos uma cobra na pedra do Vale da Lua). Se estiver acampando, feche bem a barraca e cuidado com as roupas do varal, em Cavalcante encontramos uma aranha grudada no biquine que estava pendurado).
- Leve água filtrada para as trilhas! Apesar das cachoeiras serem muito limpas e muita gente beber de suas águas, não é recomendável. Tivemos amigos que passaram mal.
Outras Dicas:
- Grande parte das cachoeiras fica em propriedades privadas, sendo necessário pagar entrada. A média do ingresso é R$ 10,00, porém tentem negociar. Nós conseguimos desconto em quase todas.
- Existem trilhas alternativas (mais longas) para algumas cachoeiras, sendo possível entrar de graça. É preciso se informar nas cidades. Não pegamos essas trilhas. Achamos justo o preço das entradas. É uma forma de manter as trilhas e cachoeiras conservadas.
- Para quem for de ônibus, o ideal é pedir carona para se locomover. É muito comum as pessoas darem carona (nós mesmo demos). Portanto fica a dica!
Dicas de roteiros:
- 3 dias – Se hospede na vila de São Jorge e relaxe nas cachoeiras exuberantes e de fácil acesso da Fazenda São Bento: Almécegas I e II. Tire o segundo dia para conhecer o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros e encare os 11 km (ida e volta) de trilha para conhecer a cachoeira Carioquinhas e as formações rochosas do Canyon 2 do Rio preto. No terceiro dia visite o espetacular Vale da Lua. Um vale de pedras, esculpido por um rio, que possui aparência de crateras lunares.
- 5 dias – Visitar a cachoeira do Segredo. Um paredão de mais de 100 metros de altura, escondida no meio da mata. Realmente impressionante! E é imperdível conhecer as Cataratas dos Couros. Magnífica e imponente, o conjunto de quedas do Rio Couros é uma das melhores atrações de toda a Chapada dos Veadeiros.
- 7 dias – Vá a Cavalcante e visite a exuberância da cachoeira Santa Bárbara. Com seu fundo de areia branca e sua água azul turquesa, a cachoeira é um cenário paradisíaco. Imperdível! Para nós a mais linda de todas as cachoeiras.
Esperamos que tenham gostado das nossas dicas. Não percam nossos outros posts sobre a Chapada dos Veadeiros e não deixe de nos acompanhar pelo Facebook, Twitter e Instagram.
- Esta bebida, se consumida todos os dias, pode causar gordura no fígado
- Viaje pelo Nordeste: 5 lugares que parecem de cinema e nem todo mundo conhece
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- Viagens baratas para casais: 5 destinos incríveis no sudeste
Beijos e abraços,