Dicas para evitar roubadas ao alugar uma casa no exterior

25/10/2014 18:41 / Atualizado em 06/05/2020 17:29

Hospedar-se em casas durante as férias tem se tornado cada vez mais comum em todo o mundo. Seja por uma questão de economia, privacidade, ou estilo de viagem, esse tipo de hospedagem também caiu no gosto dos brasileiros.

O site americano Airbnb, portal mais conhecido especializado em compartilhamento de casas, apontou que em um ano a quantidade de usuários do site no Brasil passou de 5 mil para 90 mil pessoas, e o país está entre os dez países que mais utilizam o serviço para viajar.

 
 

Segundo Fábio Cardoso, CEO da CND Homes, empresa especializada no gerenciamento de imóveis para aluguel de temporada em Orlando, entre 2013 e 2014, o crescimento de turistas que optou por se hospedar em casas na cidade americana foi de cerca de 20%.

“A grande maioria das pessoas que vem para Orlando para se hospedar em casas são famílias que procuram aliar economia com uma hospedagem que garanta conforto e uma maior privacidade e interação entre as pessoas”, diz Cardoso.

Confira abaixo as cinco principais roubadas e como se prevenir delas ao alugar uma casa para passar as férias no exterior.

1 – O imóvel não era nada do que aparecia no anúncio
Ao optar em se hospedar em uma casa, procure por empresas ou imóveis que tenham alguma referência. Procure na internet ou fale com conhecidos que já tenham se hospedado no local. É importante não confiar apenas nos anúncios. E é importante que você possa ver fotos e escolher a casa em que vai se hospedar e que a empresa garanta que será a casa escolhida!

 
 

2 – O imóvel tinha uma série de lâmpadas queimadas e eletrodomésticos quebrados
Opte por locar uma casa com uma empresa já reconhecida no mercado. Assim como em hotéis, problemas ocorrem, mesmo as casas sendo permanentemente inspecionadas. O importante é que a empresa tenha e forneça um atendimento 24 horas para emergências e de preferência com atendimento em português, assim, você poderá reportar o problema e pedir que seja solucionado.

3 – Mas e como funciona a parte da limpeza?
Quando você chegar na casa, ela já deve estar limpa e arrumada para a sua estadia, ou seja, você deverá encontrar tudo higienizado e arrumado. Caso não esteja assim, reclame e peça que seja refeita. Lembre-se que você está em um tipo de acomodação “self-catering”, ou seja, você é responsável pela manutenção e organização da casa durante sua estadia. Porém, a maioria das empresas oferece serviço de limpeza diário, que pode ser contratado para maior comodidade do cliente.

 
 

4 – A utilização de algumas áreas do imóvel como, piscinas e saunas, tem um custo à parte?
Antes de alugar o imóvel, veja o que está e o que não está incluído no valor do aluguel. Tenha isso registrado em papel para, se for o caso, reclamar com o responsável pelo imóvel. Em geral as áreas comuns podem ser utilizadas em sua totalidade e as casas incluem estacionamento, ligações locais e internet gratuitas. Isso é o básico que deve ser oferecido ao cliente.

 
 

5 – O imóvel era mal localizado
É muito importante que a empresa permita que você escolha a casa em que vai se hospedar e que forneça a localização dela. Você pode pesquisar antes pela internet e navegar pelas ruas do entorno do imóvel e descobrir se ele é próximo de farmácias, supermercados, restaurantes, pontos turísticos etc.