Do romance à aventura, São Bento do Sapucaí é demais
Olá companheiros Viveajantes!!!
Hoje daremos uma pausa nas maravilhas da boa terra baiana para desembarcar num ambiente de muita paz, tranquilidade e beleza… e, claro que esse paraíso tem nome… estamos falando da romântica São Bento do Sapucaí, uma cidade encantadora encravada na Serra da Mantiqueira, ao lado da badalada Campos do Jordão.
Um final de semana é o suficiente para você aproveitar, se apaixonar e, com certeza, já deixar agendada uma próxima visita. O que me garante afirmar isso, além de toda beleza do lugar e seu clima super agradável, é a tranquilidade da viagem por estradas em ótimas condições e a proximidade com São Paulo.
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
- Viagens baratas para casais: 5 destinos incríveis no sudeste
- 3 lugares que fogem do óbvio para você curtir o verão no Brasil
- Conheça Torrinha, um paraíso cercado por cachoeiras e cavernas em SP
Saí de São Paulo pela Rodovia Ayrton Senna e segui até pegar o entroncamento com a Rv. Carvalho Pinto e por ela rodei até o seu final, que após cruzar com a Via Dutra passa a ser denominada BR 383, e por essa segui até São Bento do Sapucaí… é uma viagem relativamente rápida (cerca de 180 km em aproximadamente 3 horas de percurso) por rodovias muito bem conservadas… é uma rota tranquila e sem risco de se perder… vale bem a pena.
“O Município da Estância Climática de São Bento do Sapucaí situa-se ao leste do Estado de São Paulo, nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, Região Vale do Paraíba, mais especificamente no Alto Sapucaí. Compreende uma área de 279 km², dividindo em perímetro urbano: 91.405 km2 e rural 187,595 km2, com uma população de 10.355 (censo 2000) habitantes, sendo 44,68% na zona urbana e 55,2% na zona rural. Seu clima é ameno e saudável e o solo fértil permite uma agricultura diversificada que, ao lado da pecuária, forma a base econômica do Município que também produz hortifrutigranjeiros.
A população sambentista é tradicionalmente católica e herdou dos antepassados a celebração de muitas festas religiosas, destacando-se as festas de N.Sra. dos Remédios e São Benedito como as mais antigas ainda celebradas na cidade, introduzidas no século passado. Ao lado delas destacam-se a festa de Santo Antônio, Santo Expedito e Semana Santa.
Sua topografia montanhosa e farta vegetação proporcionam um clima ameno e saudável. A famosa Pedra do Baú (1950 m de altitude) representa um de seus acidentes geográficos de maior relevância. Outros locais procurados pelos visitantes são a Cachoeira do Toldi, Cachoeira dos Amores, Cachoeira dos Serranos, Pedra da Divisa, Rampa de Vôo Livre, etc. Foi conhecida como a Estância da Aventura, por abrigar a prática de uma série de Esportes de Aventura.”
Quando estivemos em São Bento do Sapucaí (eu e a patroa, como sempre…) ficamos hospedados no chalé Pedra do Rinoceronte (http://www.caradecaochales.com.br/), uma cabana no alto da serra, bem ao estilo suíço… simplesmente fantástica!!!
O chalé, que está localizado a poucos quilômetros da Pedra do Baú, possui estrutura completa, ou seja, quarto, sala e cozinha equipada… e melhor, um jardim maravilhoso, com fonte e um afloramento rochoso fantástico, que se assemelha a cabeça de um rinoceronte… por isso o nome “Chalé Pedra do Rinoceronte”.
Se você quer paz, sossego, beleza e um clima extremamente romântico (é o local ideal para casais… de namorados, em lua de mel, ou simplesmente para curtir sua esposa fora do ambiente familiar…), esse chalé, aliado à natureza exuberante da serra, lhe trará momentos mágicos e que ficarão marcados para sempre em sua memória… é algo que beira a magia… vale muito a pena!!!
Uma dica: a época ideal para se hospedar é no inverno… durante o dia, com clima seco, o sol reina no imenso céu azulado com poucas nuvens… lindo… e a noite no alto da serra faz aquele frio gostoso… lá fora uma escuridão total (algo inimaginável nas grandes cidades) e dentro do chalé aquele calorzinho gostoso que vem da lareira ardendo no quarto… às vezes me perdia em meus pensamentos e me transportava para os Alpes… um cenário que realmente nada tem a ver com o Brasil dos trópicos… é uma sensação maravilhosa… vocês precisam experimentar…
Porém, São Bento do Sapucaí não é só romantismo… a cidade e região reserva muitos atrativos para todos os gostos.
Um simples passeio pelo centro da cidade nos proporciona ótimas surpresas… são inúmeras as construções históricas que valem uma visita e muitos cliques, tais como a Igreja Matriz (Construção datada nos meados de 1850 feita por escravos em adobe e barro cujo padroeiro escolhido pelos freis foi São Bento), Igreja do Rosário (primeira capela da cidade que pertenceu aos fundadores do município), Igreja de São Benedito (igreja em louvor a São Benedito… no local acontece uma das maiores festas religiosas da cidade, o santo é considerado o padroeiro dos escravos e dos cozinheiros), Igreja Imaculada Conceição (igreja centenária construída por escravos que abriga a imagem de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, popularmente conhecida de Nossa Senhora da Chuva) e a Capelinha de Mosaico (capela de Santa Cruz revestida de mosaicos).
No que se refere a arte e artesanato, São Bento dispõe de locais bem atraentes para visitação e aquelas comprinhas básicas, como por exemplo a casa do artesão sambentista, localizada no Mercado Municipal, local onde os artistas comercializam seus trabalhos.
Um pouco mais distante do centro (algo em torno de 10 minutos de carro) fica o Bairro do Quilombo, onde você encontra o famoso Ateliê Ditinho Joana, escultor renomado que em suas peças de madeira retrata a vida na roça.
O Arte no Quilombo é um galpão onde estão expostos e a venda diversas peças de artesanato em palha de bananeira… leve dinheiro ou cartão pois não há como resistir a tanta coisa bonita… prepare-se porque você vai gastar, mas não se preocupe pois os preços são bem atraentes e as peças maravilhosas.
Agora, se quer aventura, você está no lugar certo… São Bento do Sapucaí está recheada de opções, e por estar envolto por natureza e tranquilidade, o município é um dos mais conhecidos do Estado de São Paulo por seus pontos de escalada, suas trilhas, cachoeiras, voo livre, entre outros. E dentre todas essas opções de aventura e esporte, a que mais se destaca é o voo livre, principalmente o paraglider… é só olhar para o céu, em qualquer momento, você avistará um paraquedas planando tranquilamente.
Eleita por muitos como um dos melhores pontos de voo livre do país, a rampa da Pedra do Baú é uma das atrações mais visitadas e conhecidas da região… mesmo que você não seja um praticante, vale a pena uma caminhada até a Pedra, pois o visual é de tirar o fôlego.
Em resumo, São Bento do Sapucaí é ao mesmo tempo paz e agito… tranquilidade e radicalismo… romance e aventura… é uma cidade tão farta de opções que não cabem nesse post nem 1% de tudo que ela oferece, por isso insisto… venham e conheçam… um final de semana de tempo firme já é um bom começo para desfrutar desse paraíso, pois, com certeza, depois da primeira visita, se tornarão frequentadores assíduos…
E olhe que nem falei sobre gastronomia… para quem gosta, essa é a região das trutas, um peixe saboroso e que é a vedete da cozinha de São Bento do Sapucaí. Recheado com pinhão, coberto com molhos exóticos como o de framboesa, ou servido em forma de casquinha e sashimi, o peixe chega à mesa sempre fresquinho.
A cidade oferece muitas opções para todos os bolsos… se você quiser uma comida simples e mais em conta o ideal é comer no Centro, porém os melhores (e mais caros) restaurantes ficam mais afastados, normalmente na beira das estradas para Campos do Jordão ou Santo Antonio do Pinhal… uma boa pedida é o Pedra do Baú (Estrada para Pedra do Baú, km 11) que, além dos ótimos pratos, oferece uma visão maravilhosa da Pedra e de toda a Serra.
Pois é gente… com essas lindas vistas da Serra… ao início do dia e no seu pôr do sol… eu me despeço de São Bento do Sapucaí e de vocês companheiros Viveajantes com uma única recomendação: não deixem de visitar esse lugar mágico e tão próximo da loucura da megalópole de São Paulo… com certeza vocês vão se encantar!!!
Um grande abraço a todos e os aguardo para a nossa próxima aventura……..TCHAU!!!!
Links interessantes:
http://www.saobentodosapucai.net.br/
http://www.saobentodosapucai.com.br/
http://www.feriasbrasil.com.br/sp/sbentodosapucai
http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/br-sp-sao-bento-do-sapucai
Informações Úteis
Distâncias:
São Paulo – 185 km
Campos do Jordão (Pedra do Baú) 35 km
Campos do Jordão (Estrada Velha) – 44 km
Campos do Jordão (Zé da Rosa) – 40 km
Campos do Jordão (S. Antonio do Pinhal) – 50 km
Santo Antonio do Pinhal – 36 km
Informações Turísticas:
Secretaria de Turismo
Portal de entrada
Tel: 3971-2453
Rodoviária:
R. Nove de Julho, s/n
Tel: 3971-1370
Bancos:
Banespa, Banco do Brasil e Bradesco
Acompanhe outras dicas e informações em nosso canal no facebook. Curta#viveajantes. Veja nossa galeria de fotos no Flickr. Entre em contato, mande suas críticas, sugestões, contribuições via e-mail: [email protected] . E não perca nossas postagens. Novo conteúdo todas as semanas. Leia mais:http://viveajantes.webnode.com/
Texto e fotos by: Julio Araujo