Dois dias e duas cidades belgas: Bruges e Bruxelas

Quando decidimos conhecer a Bélgica, nossa primeira opção foi a capital, Bruxelas. Conversando com algumas pessoas e até mesmo nas nossas pesquisas pré-viagem, não sentíamos muito entusiasmo com relação à cidade, na verdade, todos diziam: “Vocês precisam conhecer Bruges”.

Chegando em Bruxelas, tínhamos umas 4 horas para conhecer a cidade e já estávamos bem cansados das andanças do dia anterior e da própria viagem: pega avião, pega trem, anda, anda e anda…. Por esse motivo, pegamos duas bikes – na frente da estação você consegue alugar pela Villo, o preço é ótimo – só € 1,60 por dia. Foi a melhor coisa que fizemos, conseguimos conhecer vários pontos importantes da cidade – o suficiente para nos apaixonarmos.

Não dá para comparar Bruges e Bruxelas – são muito diferentes. Uma é uma cidadezinha medieval cheia de charme e a outra é considerada a capital da União Európéia –  mega cidade cheia de belezas.

Só sei que ambas valem muito a visita. Seja pelo chocolate, pelo waffle, pelas batatas, pela cerveja, pelas ruas e edifícios que são Patrimônios da Humanidade, pela gastronomia premiada… Enfim, a viagem, apesar de corrida, foi uma delícia…ganhamos uns dias de verão no meio do inverno e assim tudo ficou ainda mais bonito.

Bruges é apaixonante. A cidade é mega bem cuidada e preserva todo o charme da arquitetura medieval – caminhar por ela parece um conto de fadas.

A Praça do Mercado (Grote Mark) é uma das principais atrações de Bruges. Nela, vale conhecer a torre Belfort, usada no passado para monitorar ataques inimigos, hoje ponto turístico dos mais frequentados na cidade. Prepare as pernas e o coração para subir os 366 degraus da escada mega estreita e ver a cidade inteira lá do alto.

* A vista lá do alto….

Dentro do Belfort existem algumas salas, que são usadas para exposições, e o pático central onde ao longo do ano acontecem alguns eventos.

* As charmosas casinhas coloridas…

O dia estava tão lindo, que a galera só queria saber de achar um lugarzinho no sol.

As carroças são um jeito rápido e nada cansativo de conhecer a cidade. Caso você prefira ir andando, assim como nós, cuidado para não ser atropelado por uma delas…elas passam voando.

Outra praça ali pertinho (em Bruges, tudo é pertinho) é a Praça Burg, centro administrativo da cidade.

Nela, fica essa que é uma das igrejas mais bonitas que já conheci. A Basílica do Sangre Sagrado foi construída entre 1134 e 1157 e é dividida em duas partes. Na mais recente, fica o famoso relicário com suposto sangue de Cristo. No dia em que fomos visitá-la, estava tendo uma missa e não conseguimos ver… viu só, teremos que voltar.

Prédio da Prefeitura no estilo gótico com as suas 48 estátuas que representam os condes e condessas de Flandres.

** Eu e o Roy somos do tipo de viajantes que gostam de comer (rs). Não adianta, mesmo com o tempo corrido – como foi essa viagem, não abrimos mão de parar naquele pub com uma vista incrível e apreciar a cerveja belga deliciosa…ou comprar chocolates e mais chocolates, ou separar aquela hora para o nosso jantar especial na cidade…comer porcarias locais de rua…

Existe coisa melhor?

Na rua mais agitada da cidade, cheia de lojas, é onde você pode encontrar as marcas mais tradicionais de chocolates belgas. Provamos a Leonidas e a Nauhaus – essa é a mais antiga, de 1857 (eu gostei mais de uma e o Roy de outra. Conclusão: são todas boas).

Aqui na foto, a loja da Leonidas e da Godiva.

* A rua do nosso hotel era um agito..cheio de barzinhos, inclusive a noite, alguns deles viram balada!! Para quem está querendo agito, é o lugar…a gente queria cama (rs)!!

* Primeira cervejinha belga…

Esse lugar a gente super recomenda – 2Be Mood Shopping, para tomar uma cervejinha com uma vista perfeita e ainda fazer umas comprinhas na lojinha que é tuuuudo de bom.

Vimos o dia acabar em Bruges assim…e foi delicioso.

Vejam a lojinha:

Como não amar um país onde nasceram  os Smurfs e o Tintin?

Cometemos um erro imperdoável…perdemos a hora do jantar e saimos do hotel quase 21h, ou seja, todos os restaurantes que queríamos, já estavam fechando. Sim, é um grande erro quando se está numa cidade que é a 13ª maior da Europa em restaurantes estrelados no Guia Michelin – são 14 estabelecimentos, sendo 2 com 3 estrelas (um luxo!).

Depois de rodar muito e ouvir alguns nãos, achamos um restaurante no meio da Praça do Mercado – La Belle Vue. Ele salvou a nossa vida – e salvou muito bem, a comida estava uma delícia!!

**Andanças noturnas!

Algumas obras que me chamaram atenção pela cidade. São muitas e todas lindas.

Além dos chocolates e das cervejas…você pode levar para casa outras lembranças bacanas, a cidade é cheia de lojinhas charmosas.

Adeus, Bruges! Hello, Bruxelas!

Olha aqui as bikes que falei para vocês. Adorei, agora só quero rodar de bike pelas cidades que visitarmos.

Bélgica tem a fama de ser o país dos quadrinhos e por isso, em Bruxelas várias paredes são pintadas com personagens belgas…

Nossa primeira parada foi na Grande Place. Levamos um susto…Para tudo (como diz uma amigona minha), descemos da bike e levamos pelo menos 1 minuto para  terminar o giro por cada prédio dali. Realmente impressionante!!! Não por acaso, ela é considerada por muitos a praça mais bonita da Europa e desde 1998 é Patrimônio Mundial da Unesco.

Foi na praça mesmo que resolvemos achar um lugarzinho para almoçar…não queríamos sair dali. Escolhemos o L’Estaminet du Kelderke, a comida não é fantástica, mas a cerveja e a vista compensaram tudo..rs

Essa é a Les Galeries Saint Hubert  – primeira galeria da Europa, aberta em 1847. Nela, fica a primeira loja de chocolates da Bélgica – a Neuhaus (falei dela lá no comecinho)….vale a pena provar os chocolates – amei!

Abaixo, o Palais Royal, sede do poder executivo belga.

Andanças por Bruxelas…

Foi difícil de chegar lá no alto de bike…mas valeu a pena. Conhecida como Monts de Arts, essa ladeira reúne museus, jardins, monumentos e uma vista sensacional da cidade.

**O Palais de Justice fica no alto da cidade e é conhecido como a maior construção do século XIX. Ela é tão alta, que é possível ver a sua cúpula de qualquer lugar da cidade.

Bruxelas tem muitas outras coisas para serem vistas, mas o nosso tempo foi curto. Saimos de lá já querendo voltar. Pode isso?

A viagem foi deliciosa mesmo com a correria, aprendemos que com a gente nada de duas cidades num final de semana…precisamos de tempo. Aprendemos também que horário de jantar na Europa é cedo…nada de sair tarde do hotel.