Drops Local Friend: Conheça cinco souks pelo mundo

Viva o espírito de diferentes cidades; alugue um amigo local pelo mundo

17/10/2014 09:13 / Atualizado em 06/05/2020 17:24

 
 
Você sabe o que são os “souks”?  São os mercados árabes espalhados por vários lugares do mundo. Mas, é claro, os mais famosos ficam no Oriente Médio e África. Mas todos têm duas características em comum: encontrar uma ampla variedade de mercadorias e a barganha.

 
 

Em Dubai, onde se encontram alguns dos souks mais famosos do mundo, os mercados árabes se dividem em três categorias: o souk das especiarias (Spices Souk), o souk dos tecidos (Textile Souk) e o souk do ouro (Gold Souk). Neste, as pechinchas são um pouco mais difíceis, mas vale tentar.

No Textile Souk, as cores do tecido já fazem a decoração do local, é um ótimo passeio mesmo que você saia sem comprar nada. Já no das especiarias, dezenas de barraquinhas oferecem vários tipos de temperos, ervas e frutas secas. É a oportunidade perfeita de experimentar as iguarias que dificilmente temos por aqui.

 
 

Já nos souks de Marrocos, os espaços se caracterizam mais como os outros ao redor do mundo. A variedade de mercadoria é toda exposta de uma vez, de comidas a tapeçaria.

E a barganha é lei. Não se preocupe em como se comunicar com os vendedores, eles se comunicam em inglês, francês, espanhol ou até em mímicas, tudo para não perder o cliente.

 
 

O Souq Waqif, localizado em Doha, no Qatar, se assemelha a um labirinto. Várias ruas lotadas com lojinhas vão te deixar com vontade de passar lá o dia inteiro. E não precisa se preocupar com alimentação, porque o que também não faltam são restaurantes com comidas árabes para todos os gostos e bolsos.

 
 

O Souk Al Zafarana fica em Abu Dhabi. Ele traz a cultura e a tradição dos Emirados Árabes, perfeito para quem está procurando por artigos locais. Uma característica do Al Zafarana é um setor exclusivo para mulheres, sendo, inclusive, todas as vendedoras do sexo feminino.

 
 

Um dos mais populares é Mahane Yehuda Market, também conhecido como The Shuk, na Cidade Velha de Jerusalém, Israel. Seguindo o perfil dos listados acima, ninguém leva nada pelo preço que o comerciante oferece. A redução costuma ser por volta de 50%. Mas se prepare, o The Shuk fica cheio todos os dias, principalmente às sextas-feiras.