Drops Local Friend: Recife por uma visão local
Viva o espírito de diferentes cidades; alugue um amigo local pelo mundo
Para conhecer a essência de um novo lugar, não basta ir ao museu mais famoso e comer o prato típico da região. O mesmo também acontece em Recife, Pernambuco.
A cidade tem lindos lugares, mas o turista pode decidir enxerga-la como visitante ou como um morador a conhece. É pensando nisso que existe a possibilidade de alugar um Local Friend. O pernambucano Roderick Jordão é formado em Turismo e participa do Rent a Local Friend. Ele monta os passeios com a visão de morador local, apesar de o nome da profissão coincidir com o lugares chamados “pontos turísticos”. É exatamente isso que ele evita.
- Como melhorar a memória naturalmente com exercícios físicos
- Saiba agora por que você precisa conhecer a Chapada Diamantina
- O guia definitivo para escolher os melhores meses para viajar para o nordeste
- Esqueça a praia: 3 lugares frios para viajar no brasil
Para começar, Roderick acha importante fazer os passeios de bicicleta ou andando. Em Boa Viagem, bairro de Recife, há ciclovias que permitem a pedalada (nada mais justo, afinal, a cidade foi planejada por um holandês). Elas podem se estender até a margem do Rio Capibaribe e o centro histórico de lá, conhecido como Recife Antigo.
Para quem é um pouco mais radical, os mergulhos em mares pernambucanos são sensacionais. Na própria cidade de Recife, as atrações embaixo d’água são os navios naufragados na região. Outra opção também é ir até Porto de Galinhas (60 quilômetros de distância) que, além desta opção de mergulho, também tem uma vista de tirar o fôlego. Além de passeios de jangada e, claro, um passeio de bicicleta andando pelas praias da região.
Roderick levou esta experiência para pessoas de vários cantos do mundo e ainda vai levar para muitos outros visitantes, como mostra na foto. Mesmo para quem não é de passar o dia de bicicleta, ele traz a solução. “Fiz uma Local Experience para uma família de noruegueses, eram 08 pessoas. Desde jovens de 18 anos aos pais de 60. Conhecemos Recife a pé! O dia inteiro intercalando passeios pela cidade com museus, restaurante e galerias”.
Mas não adianta fazer tudo isso sem se alimentar como um verdadeiro pernambucano. Com influências indígena, africana e portuguesa, a comida da região vem com bastante variedade. Mas como uma boa cidade praiana, não pode faltar camarão, caranguejo e sururu. Este último pode ser encontrado em restaurantes e nos quiosques das praias.
Roderick explica a ideia dos passeios, “o que tento fazer é tirar as pessoas do cotidiano, do normal, do que acontece todo santo dia, e acredito que é isso que eles buscam, na verdade”.
Com o Rent a Local Friend, os pontos turísticos viram apenas mais um lugar para se visitar, mas, com certeza, há muito mais para explorar e conhecer.
Por Roderick Jordão, Local friend em Recife