Drops Local Friend: Restaurantes secretos no mundo

Viva o espírito de diferentes cidades; alugue um amigo local pelo mundo

Os “speakeasy”, ou restaurantes escondidos, surgiram nos Estados Unidos na década de 1920, período da Lei Seca. O objetivo, na época, era a venda ilegal de bebidas alcoólicas no país. Hoje em dia, vários restaurantes e bares fizeram uma releitura do conceito, criando espaços escondidos com falsas fachadas, portinhas pequenas e entradas nos fundos de outros estabelecimentos. Alguns exigem até senha para entrar. Venha conhecer alguns deles!

Vamos começar com um que está no país de origem desta cultura. O Burger Joint, em Nova York, tem um dos melhores hambúrgueres do mundo, mas não é qualquer um que chega lá. O clássico beco nova-iorquino fica dentro do hotel Parker Meridien, atrás de cortinas vermelhas. Se você vir o desenho de um hambúrguer, está no lugar certo!

Em Barcelona, este “speakeasy” fica direto na calçada, mas tem uma fachada falsa de uma tinturaria com o nome um tanto criativo. E não basta reconhecer o local, para entrar é necessário falar a senha “cardenalmartinipapa”. O chef catalão Adrian Marin tem como especialidade arroz de ouriço com infusão de corais. Mas, mesmo que não seja de seu paladar, vale a pena a visita.

Já em Madri, o Yugo Sushi & Kobe tem a proposta de parecer um bunker japonês usado na 2ª Guerra Mundial. O lugar, que é um porão escuro, fica atrás de uma porta metálica e você precisa receber um código para entrar. É uma verdadeira aventura. O menu, obviamente, é de comida japonesa.

Agora, se a viagem passa por Paris, pode separar um dia para ir à icônica igreja de Santa Madalena, construída no século 18. E não se preocupe em arranjar um local para comer depois. Lá mesmo, no subsolo do monumento histórico, encontra-se o restaurante Foyer de la Madeleine. Além de ser um local super importante historicamente, as refeições custam até 10 euros.

 

Em Lisboa, você também pode ter uma refeição em um lugar mais vazio e discreto. O Hush Hush Gardens fica simplesmente no jardim de uma casa residencial. Susana, a proprietária, faz as reservas via e-mail e, só depois da confirmação, ela passa o endereço. O clima é bem calmo e rústico em um belo jardim.

O fato é que tem muitos outros restaurantes escondidinhos por aí. Mas será que um dia saberemos da existência deles?