Drops Local Friend: Um dia em Porto Alegre

Viva o espírito de diferentes cidades; alugue um amigo local pelo mundo

size-full wp-image-523636
Fotomontagem com alguns pontos turísticos de Porto Alegre[/img]

A geografia diversificada da capital gaúcha e o lago Guaíba (popularmente conhecido como “Rio Guaíba”) garantem o encanto para moradores e visitantes.

As influências de imigrações variadas (que começaram com casais açorianos e depois deram espaço para alemães, italianos, espanhóis e poloneses, entre outros) trouxeram um caldeirão de culturas e um dos sotaques mais característicos do país, cantado e repleto de expressões locais, como “barbada”, “pila”, “tu”, “guri e guria”; e a interjeição mais polivalente de nosso território: “bah!”, que pode ser utilizada nas mais diversas situações e contextos.

Os locais também são conhecidos por serem hiperbólicos em suas opiniões da cidade, como ter “o pôr do sol mais bonito do mundo” (no Gasômetro), “a rua mais bonita do mundo” (Gonçalo de Carvalho, com árvores enormes e aparecidas que criam um túnel verde), “o pior trânsito do mundo” (meio verdade, principalmente próximo ao centro) etc.

Para uma hospedagem com bom custo-benefício, a dica é o Eco Hostel. Localizado no bairro boêmio da Cidade Baixa, tem diárias a partir de R$ 30 e conceito sustentável.

Já a dica de sabor local, além do clássico churrasco, é a tradicional marca Mumu, da simpática vaquinha –o design das embalagens foi atualizado recentemente e trouxe um monte de cores vibrantes para as linhas de leite, chocolate em barra e doce de leite (em média R$ 5, o pote).