Drops Local Friend: Um passeio por Recife Antigo

Viva o espírito de diferentes cidades; alugue um amigo local pelo mundo

 
 
O professor e guia turístico Sergio Dourado, 40 anos, é um
local friend em Recife e adora descobrir lugares novos na “Veneza Brasileira” para mostrar a seus visitantes. Aqui ele apresenta uma dica para curtir um pedacinho histórico de uma das capitais mais charmosas do país.

RECIFE ANTIGO


Curiosidade: um dos outros apelidos dados à cidade pelos recifenses é “Hellcife”: não porque a cidade seja um inferno, mas porque nunca faz frio. Nunca mesmo! Mas nos meses de “inverno” chove bastante, como no restante do Nordeste.

Para quem visita a cidade pela primeira vez, a dica é cumprir o circuito básico e visitar o Recife Antigo (recentemente revitalizado), as Igrejas históricas (tem até a primeira Sinagoga da América) e a Casa da Cultura, antigo presídio que hoje funciona como shopping de artesanato local e tem peças de 149 municípios pernambucanos.

Uma das visitas que vale a pena é à loja (dentro das celas!) de Severino Amaro. Artista da xilogravura que pertence à família de Amaro e J.B. Borges (um dos nomes mais famosos da tradicional literatura de cordel) vende diversos produtos com a delicada arte de traços lúdicos. Se tiver sorte, encontrará lá Ana, sua mulher, com algumas histórias de família para contar.

Onde: Rua Floriano Peixoto, s/n, Santo Antonio, Recife Antigo
http://www.casadaculturape.com.br/aCasa.php