Ensaio fotográfico mostra cotidiano de mulheres angolanas
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Viagem Livre publica ensaio fotográfico do fotojornalista Juca Varella que retrata cenas do cotidiano das mulheres que vivem em Luanda, capital da Angola. A série de fotos foi feita em junho de 2012 durante viagem ao país africano.
As imagens mostram as “zungueiras”(vendedoras ambulantes), que carregam baldes de peixe na cabeça e chegam a andar mais de 30 quilômetros para vender o produto, os preparativos do Alambamento, uma cerimônia tradicional que antecede o casamento no país, e os efeitos de uma guerra civil que durou 38 anos, entre outras cenas do dia a dia das mulheres angolanas.
- Santo André celebra arte feminina com projeto Mulheres Em Cantadas
- Brasil é o 2º país mais perigoso do mundo para mulheres viajantes
- Viajantes brasileiras provam: lugar de mulher é onde ela quiser
- Saiba quais os melhores e os piores países para mulheres viverem
Formado em Jornalismo pela Universidade Metodista de São Paulo, Juca Varella passou pelas redações dos principais jornais do país. Foi o único fotógrafo brasileiro que registrou a guerra do Iraque, em 2003.
Com mais de 20 anos de profissão, Varella cobriu as Copas do Mundo da França (1998) e da Coreia e do Japão (2002), as Olimpíadas de Sydney (2000), o assassinato de PC Farias, entre outros. É autor do livro “Diário de Bagdá – A Guerra do Iraque Segundo os Bombardeados”, com o jornalista Sérgio Dávila, editor-executivo do jornal Folha de S.Paulo.
Varella é um dos sócios do site Fotos Públicas, projeto idealizado pelo fotógrafo Ricardo Stuckert, que conta ainda com importantes nomes da fotografia no país como Kelsen Fernandes, Jorge Araújo, Paulo Pinto, Hélio Campos Mello, Edu Lopes e Cesar Itiberê.